Prefeitura firma parceria para inventariar imóveis da União em Porto Alegre

09/04/2021 15:23
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou o trabalho para modernizar e alavancar a economia da Capital

Nesta sexta-feira, 9, o prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes receberam o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, para debater um importante tema que envolve a revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante a reunião, um convênio foi firmado para que seja realizado um inventário de todos os imóveis da União localizados no Centro e demais bairros de Porto Alegre. Em 2020, foi sancionada lei federal nº 14.011, que modernizou a gestão de imóveis da União autorizando a realização de permutas, sessão de uso, regularização fundiária, além da venda direta para interessados.

Durante a reunião, também foram discutidas alternativas de investimento para uma área de 14 hectares da União, situada em frente ao aeroporto. Caberá ao secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, realizar um estudo no local para garantir a reurbanização da área com boas contrapartidas para Porto Alegre.
“Esta área é nobríssima, pois está localizada no 4° Distrito, em frente ao aeroporto e na saída de Porto Alegre. Estamos trabalhando para modernizar e alavancar a economia da Capital”, destacou Melo.

“A União historicamente abandonou os seus imóveis por todo o Brasil e este abandono gerou a desvalorização do entorno destes espaços. Agora, estamos fechando parcerias para dar a população gaúcha maior qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, afirmou Diogo Mac Cord.

A comitiva do governo federal ainda contou com a presença de Mauro Filho, secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia, e Marília Garcez, diretora de Relações com Investidores da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia.

Também participaram da reunião o superintendente do Patrimônio da União do Rio Grande do Sul, Gladstone Themóte; diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch, além dos secretários municipais do Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; Administração e Patrimônio, André Barbosa; de Parcerias, Ana Pellini; Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; e o procurador-geral do município, Roberto Rocha.  

 

Lucas Rivas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes