Prefeitura inicia intervenções para embelezar o Muro da Mauá

18/08/2021 11:11
Cesar Lopes/ PMPA
PARCERIAS
Plantio de muro verde começou nesta semana

Quem passa pela avenida Mauá, uma das principais vias da Capital, já consegue perceber a transformação visual do seu tradicional muro. Começou nesta semana a revitalização do local, em um trecho de 750 metros, entre a Secretaria Estadual da Fazenda e as proximidades da Usina do Gasômetro (rua General Portinho). 

As intervenções de embelezamento iniciaram-se pelo plantio do muro verde. Serão centenas de podocarpos (espécie conífera), plantados em 24 espaços de 9 x 3 metros, que formarão a parte sustentável do Muro da Mauá.

“Dar vida a uma cidade é recuperar a sua autoestima. As plantas vão cumprir esse papel e são um passo importante no processo de revitalização do nosso Centro Histórico" - Prefeito Sebastião Melo. 

A ação não se trata de uma medida definitiva para o local, como explica o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schimer. “Enquanto não tivermos uma definição para o Muro da Mauá, nós vamos revitaliza-lo. É disso que Porto Alegre precisa, de um centro histórico revigorado, bem cuidado, bem iluminado, seguro e com atrativos de diferentes naturezas”, salienta.

Esta é apenas uma das etapas da revitalização realizadas pelo consórcio Sinergy/ HMidia, adotante do espaço pelos próximos dois anos. O projeto prevê ainda abrigos de ônibus mais modernos, iluminação cênica e a instalação de câmeras de segurança ao longo do trecho. “Essa transformação que a população começa a perceber no Muro da Mauá, queremos que se multiplique cada vez mais para deixarmos a nossa Capital uma cidade mais bonita e agradável de viver”, afirma a secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini. 

No local, estão previstas ainda sessões com grandes personalidades da música, literatura, esporte, entre outros, um espaço com cascata de água e interatividade com QR codes, os quais trazem informações sobre cada imagem mostrada. “Até o início de novembro, entregaremos para Porto Alegre o muro completamente revitalizado. Também estamos trabalhando internamente com a confecção das demais sessões. Formamos uma curadoria para escolher os artistas, músicos, escritores e personalidades que vão ser homenageados no Muro da Mauá”, enfatiza o diretor da HSQ,  Alexandre Quintian, empresa do Grupo HMidia.

Contrapartida – Dos 750 metros, o adotante poderá utilizar 15% da área para identificação da sua marca. Também será permitido o uso no local da frase “Uma empresa parceira de Porto Alegre”. O parceiro adotante poderá, inclusive, utilizar em suas peças publicitárias a frase acompanhada do brasão oficial do Munícipio.

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes