Prefeitura inicia testes de soluções inovadoras para limpeza urbana

04/03/2024 16:20
Alex Rocha/PMPA
DMLU
As duas empresas foram selecionadas na modalidade de Contrato Público para Soluções Inovadoras (CPSI)

Na tarde desta segunda-feira, 4, foi assinada ordem de início para os testes de soluções inovadoras para os serviços de limpeza urbana. A iniciativa é conduzida pelo Gabinete de Inovação, a pedido do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), por meio do programa POA Prospecta, e conta com o apoio da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Planejamento e Ações Estratégicas (SMPAE).

Os testes para a fiscalização quantitativa e qualitativa dos serviços de limpeza urbana serão realizados com os consórcios Gestão Urbana Moderna, formado pelas empresas Orbis e Alfawise, e Green Scipopulis - SLU Digital, composto pela Green 4T e Scipopulis.

As duas empresas foram selecionadas na modalidade de Contrato Público para Soluções Inovadoras (CPSI), com o resultado publicado na edição de 23 de janeiro do Diário Oficial de Porto Alegre. O prazo para a apresentação de inovações e soluções tecnológicas que qualifiquem os serviços de limpeza oferecidos pelo DMLU é de 45 dias.

“Nossa gestão tem como prioridade a zeladoria e cuidar da cidade. A limpeza é um enorme desafio que enfrentamos. É preciso criar soluções inteligentes e que possam nos entregar o serviço de forma mais ágil e prática. Mas todas estas mudanças só fazem sentido se também mudarmos a mente humana. A prefeitura precisa fazer o seu papel, mas o cidadão também, ao não colocar lixo nas ruas e contribuir com a separação de resíduos" - Prefeito Sebastião Melo.

Com a iniciativa, a gestão busca produtos e serviços tecnológicos e inovadores com o objetivo de melhor atender ao cidadão, por meio de ferramentas para aferir e visualizar as soluções tecnológicas trazidas pelos consórcios. Um dos desafios é implantar uma solução tecnológica via web e de monitoramento com GPS que possibilite o rastreamento em tempo real das equipes do DMLU que trabalham na conservação das vias da cidade. Outro é encontrar uma aplicação tecnológica para o planejamento, gestão e governança de dados, para a área dos serviços de limpeza do DMLU.

Novas soluções – O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, explicou que o período de acompanhamento das propostas é necessário para o alinhamento das expectativas e demandas da área técnica com as modernizações a serem indicadas pelas empresas. “A lei permite à gestão escolher e contratar a melhor e mais adequada solução. Caso os testes não sejam satisfatórios, também é possível construir, a partir dessa experiência, um novo termo de referência para a contratação de outra empresa por meio de uma nova licitação”, observa.

“Toda a inovação começa com desacomodação. Registramos 15 empresas interessadas em atender aos desafios propostos pelo DMLU. Destas, quatro criaram os consórcios que selecionamos para fazer essa entrega. Superado esse período, teremos uma tecnologia apropriada para solucionar de forma ágil e eficiente as demandas dos serviços de limpeza urbana do município”, complementa o secretário municipal da Inovação, Luiz Carlos Pinto.

Digitalização - Na apresentação das propostas, o Consórcio Gestão Urbana Moderna informou que pretende demonstrar o potencial das ferramentas que já desenvolve em outros estados, como digitalização da pesagem de resíduos e georreferenciamento de atividades por meio de uma plataforma automatizada. Já o grupo SLU Digital esclareceu que opera com monitoramento de dados, e que a fiscalização dos serviços pode ser feita também por meio do conceito de Internet das Coisas (IoT), que permite, por exemplo, verificar se o trabalho está sendo feito adequadamente com sistemas acoplados nos equipamentos que fornecem o histórico do que foi executado.

Também participaram do evento a secretária de municipal de Parcerias, Ana Pellini; a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula; os representantes do Consórcio Gestão Urbana Moderna, Claudia Godinho Alencastro, Carlos Eduardo e Marcelo Moreira; e os representantes do Consórcio Green Scipopulis, Eduardo Lourenço e Valdir Taborda.

POA Prospecta - Programa criado para viabilizar o uso das novas ferramentas de contratação trazidas pelo Marco Legal das Startups. A primeira chamada tem como foco a prospecção de soluções inovadoras para os serviços de limpeza urbana de Porto Alegre.

Com a implantação do programa, a gestão pública quer atuar proativamente para identificar e implantar, de forma ágil e eficiente, soluções para os desafios urbanos, incorporando produtos e serviços tecnológicos e inovadores com o objetivo de melhor atender ao cidadão.

 

Andiara de Freitas da Silva

Cristiano Vieira