Prefeitura instala totens de videomonitoramento que permitem comunicação em tempo real com o Ceic

19/01/2022 08:59
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Parceria com a iniciativa privada traz mais segurança para o Centro

Se depender do Executivo Municipal, o Centro Histórico viverá o momento mais belo e seguro das últimas décadas. Além de revitalizar a Praça Montevidéo e dar início às obras do Mercado Público, a prefeitura colocou em operação, nesta quarta-feira, 19, o primeiro totem de videomonitoramento que permitirá ao cidadão entrar em contato com o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) através do acionamento de um botão.

Ao todo, dois totens avaliados em R$ 50 mil foram doados ao município pela empresa DGT, especializada no emprego da tecnologia na área da segurança. Utilizada em diversas cidades do Brasil, como Balneário Camboriú (SC), Angra dos Reis (RJ) e Campinas (SP), a ferramenta representa um avanço, tendo em vista o aumento da capacidade de pronta resposta proporcionada pela sua operação.

“Com a parceria da iniciativa privada estamos avançando no monitoramento do Centro Histórico. Segurança pública também é com a prefeitura e estamos trabalhando muito para fazer a nossa parte” – Prefeito Sebastião Melo.

Coordenador do programa Centro+, o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, defende o emprego da tecnologia o combate à criminalidade e à violência. “No atual cenário, não há como abrir mão de instrumentos que otimizam os recursos humanos e materiais. Essa é mais uma parceria bem-sucedida que visa devolver ao Centro Histórico a sensação de segurança, principal demanda de comerciantes, moradores e pessoas que circulam pela região”, afirma.

Cada totem é equipado com duas câmeras de alta resolução. Uma, com microfone, permite ao cidadão ser visualizado e se comunicar com a base no Ceic. A segunda é voltada para o monitoramento geral da região. A câmera para atendimento dispõe de sensores de abertura que emitem alerta sonoro em caso de arrombamento. Instalada na parte superior da torre, a segunda câmera conta com tecnologia de visão noturna colorida, com baixa luminosidade, ampliando a abrangência do monitoramento da região.

Por meio do equipamento, considerado ideal para áreas de grande circulação de pessoas, também é possível realizar reconhecimento facial, emitir alertas sonoros e orientações ao público e estabelecer contato direto com os operadores do Ceic. Neste caso, o pedestre que acionou o botão irá escutar o operador, bem como o operador irá escutar o pedestre.

O totem também conta com um giroflex azul instalado na parte superior da torre, que muda seu estado de acesso para piscante assim que o botão é acionado. Da central, o operador poderá avaliar a situação e decidir qual o procedimento mais adequado, tendo condições de acionar guarnições da Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, assim como os serviços do Corpo de Bombeiros Militar, Samu e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“Esta é mais uma tecnologia que vem para auxiliar os órgãos de segurança no combate à violência e redução dos indicadores criminais”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Localização – As unidades estão localizadas no Largo Glênio Peres, em frente à fonte Talavera de la Reina, e na Praça da Alfândega, entre a Caixa Econômica Federal e o Banrisul. A expectativa da prefeitura é instalar outros totens no Centro Histórico e ao longo da Orla do Guaíba, ampliando a presença das forças de segurança pública e as opções de acionamento em caso de ocorrências criminais e situações que demandem o atendimento de serviços de emergência.

O período até o Carnaval servirá como teste para a efetividade da iniciativa e a sua aceitação por parte da comunidade. A instalação de novos equipamentos será avaliada com base nos dados coletados e no histórico de atuação de cada unidade em operação. A partir de então, as secretarias municipais de Segurança e Planejamento e Assuntos Estratégicos definirão a expansão do serviço.

  

 

Claiton Silva e Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes