Prefeitura mantém diálogo com rodoviários e vereadores sobre projetos do transporte coletivo

26/08/2021 16:51
Gustavo Roth / EPTC PMPA
Mobilidade Urbana
Debate sobre os projetos aconteceu na sede da EPTC, de manhã

O secretário municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Luiz Fernando Záchia, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, e o diretor-presidente da Carris, Maurício da Cunha, receberam, na manhã de hoje, 26, as lideranças do Movimento Carris Pública e vereadores para ouvir a demanda dos rodoviários e detalhar os projetos de remodelação do sistema. 

A reunião, que foi realizada no auditório da EPTC, tratou de detalhes dos projetos do Executivo municipal para reduzir o preço da passagem de ônibus e modernizar o transporte coletivo da Capital. Os principais tópicos debatidos foram a desestatização da Carris e a redução gradual dos cobradores. 

“A Carris é única estatal entre as capitais brasileiras, a companhia tem custo 21% maior do que de outras empresas de ônibus. Até o final de 2021, a prefeitura terá repassado à Carris mais de meio bilhão de reais como aporte em 10 anos”, explicou o secretário da SMMU, Luiz Fernando Záchia. 

Ele também ressaltou que a retirada gradual dos cobradores vai impactar na redução de 72 centavos no valor da tarifa. “Será uma mudança gradativa ao longo de quatro anos, com a não reposição de vaga para cobrador pelas empresas nos casos de rescisão do contrato por iniciativa do trabalhador, despedida por justa causa, aposentadoria, falecimento e interrupção ou suspensão do contrato de trabalho. Ou seja, sem desligamentos em massa, sem caça às bruxas. Seguiremos abertos ao diálogo com a categoria e sociedade”, concluiu.  

Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Dialogo com vereadores sobre as medidas para enfrentar a crise do transporte coletivo.

À tarde, também ocorreu reunião sobre o tema, no Paço Municipal, com outro grupo de vereadores. O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes estiveram presentes. “Estamos avançando no diálogo com vereadores sobre medidas para o transporte. O sistema faliu, e o serviço não tem qualidade. Precisamos enfrentar com transparência as mudanças necessárias para rever essa lógica, como a desestatização da Carris, a atuação dos cobradores e as isenções”, disse Melo.

 

Lucas Barroso e Gustavo Roth

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes