Prefeitura mantém mesmas regras de enfrentamento ao coronavírus até segunda-feira

30/12/2020 17:56
Cristine Rochol / PMPA
SMS
Capital gaúcha atingiu a marca de mais de 300 mil testes na rede pública e privada

A Prefeitura de Porto Alegre mantém, até segunda-feira, 4 de janeiro, as mesmas regras já existentes no município para o combate à pandemia da Covid-19. O Decreto 20.887 foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) nesta quarta-feira, 30, mesmo dia em que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus realizou seu último encontro de 2020. Entre os assuntos abordados na reunião virtual, esteve a revisão dos números de leitos de UTI criados durante os últimos meses – 300 leitos de UTI e 147 de enfermaria.

O reforço da política de testagem no município com a ampliação do público alvo para todos os contatos com casos confirmados também foi tema ressaltado no balanço. Nesta semana, a capital gaúcha atingiu mais de 300 mil testes na rede pública e privada. Como resultado das políticas de enfrentamento à Covid-19, Porto Alegre teve a menor variação de óbitos em 2020, em relação a 2019, entre as capitais com mais de 1 milhão de habitantes.

Quanto aos indicadores, observou-se uma redução nas duas últimas semanas em casos confirmados (foram 4,7 mil entre 7 e 13 de dezembro ante 3,6 mil entre 14 e 20 de dezembro) e em pessoas procurando atendimento nas tendas e unidades de saúde por síndrome gripal (3,4 mil entre 7 e 13 de dezembro e 2,1 mil entre 21 e 27 de dezembro). No entanto, o número de pessoas confirmadas para Covid-19 em UTIs ainda permanece elevado. Nesta quarta-feira, são 317 pessoas.

Esses dados podem indicar uma redução da circulação do vírus na cidade ou significar apenas uma mudança de padrão na busca de atendimento devido aos feriados. O cenário atual exige a manutenção de cautela, mas aponta para uma possibilidade futura de redução de demanda nas próximas semanas.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

Neemias Freitas

Gilmar Martins