Prefeitura negocia compra da vacina Sputnik V através de consórcio com a Granpal

04/03/2021 11:43
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que ampliar a vacinação no município é prioridade do governo

O prefeito Sebastião Melo se reuniu de forma virtual na manhã desta quinta-feira, 4, com integrantes do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e representantes da União Química, que fabrica no Brasil a vacina russa Sputnik V. A viabilidade de compra dos imunizantes pelo consórcio foi discutida e analisada pelos prefeitos. Melo foi enfático ao frisar que a prioridade máxima do governo é ampliar a vacinação na Capital. 

“Estamos fazendo um esforço conjunto com a União, Estado e municípios para aquisição de mais vacinas. A compra da Sputnik V por meio do Consórcio Granpal é um bom caminho. Estamos buscando todas as alternativas para ampliar e acelerar a imunização da população” - Prefeito Sebastião Melo.

Durante a reunião, foi detalhada a tramitação para aquisição das doses. O pagamento é efetivado somente quando os lotes desembarcarem no Brasil. Caberá à Granpal solicitar a quantidade de vacinas. Além do consórcio entre os municípios da região, Porto Alegre ainda integra o consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos, que também atua na linha de frente para aquisição de vacinas para os municípios. Participaram o secretário Extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, e o procurador-geral do município, Roberto Silva da Rocha.

Aval do Legislativo - Nesta quarta-feira, 3, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo (PLE), que dispõe sobre a aquisição de vacinas de comprovada eficiência contra o coronavírus. Também poderão ser adquiridos insumos, bens e serviços de logística, tecnologia da informação e comunicação, comunicação social e publicitária e de treinamentos. 

Vacinação - Desde o início da imunização, Porto Alegre já aplicou mais de 110 mil doses contra a Covid-19, incluindo todos os grupos prioritários, conforme dados da plataforma vacinômetro. Hoje, a campanha de vacinação de idosos com 80 anos ou mais segue em 38 locais da cidade.

Lucas Rivas

Elisandra Borba