Prefeitura reabre escola de educação infantil fechada desde 2018
A prefeitura reabriu, nesta sexta-feira, 21, a antiga Escola de Educação Infantil Unidos da Paineira, que passa a se chamar Ecei Padre Benjamin Zanni. A unidade no bairro Partenon, que estava fechada desde 2018, volta a funcionar no prédio original que passou por reformas estruturais e será gerida pela conveniada Rede Calábria. No local, serão atendidas 104 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses em período integral.
"É gratificante ver a vitória desta comunidade, que ansiava por uma estrutura que atendesse as crianças da região. Foram as boas parcerias que temos junto à prefeitura que possibilitaram esta entrega tão importante para o território" - Prefeito Sebastião Melo.
O prédio passou por reformas realizadas em parceria com a Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção (Abensa), com o apoio do Instituto Mari Johannpeter. Os serviços foram possibilitados após assinatura, em setembro de 2023, do termo de permissão de uso (TPU). “É uma entrega extremamente importante e simbólica. A região é uma das com maior demanda de vagas da educação infantil em nossa cidade. E essa escola, em especial, era muito aguardada pela população. Foi um trabalho feito a muitas mãos e que vai garantir um atendimento de qualidade e em tempo integral”, garante o secretário de Educação, Maurício Cunha. Além das reformas, foram investidos R$ 254 mil na compra de mobiliário e equipamentos para a escola.
Histórico - A escola iniciou suas atividades em 1990 com a construção do prédio para funcionamento da antiga Casa da Criança feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Em 1991 passou a ser gerida pela Smed, sob o nome de Unidos da Paineira. Em maio de 2010, o prédio da escola foi interditado pela Defesa Civil em decorrência de uma árvore que ameaçava a estrutura. As aulas passaram então a ocorrer em um prédio alugado. Em 2018, a prefeitura definiu pelo encerramento das atividades da escola, transferindo os 49 alunos matriculados na época para outras escolas de educação infantil do município. Após diversas negociações, a prefeitura assinou em setembro de 2023 o termo de permissão de uso (TPU) que possibilitou a reforma e reabertura da escola, no prédio original.
Gilmar Martins