Prefeitura reforça combate à Covid-19 com 152 leitos de UTI desde inÃcio da pandemia
Desde o inÃcio da pandemia, em março, a Prefeitura de Porto Alegre abriu 152 leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) somente para pacientes com o novo coronavÃrus. Para aumentar a capacidade instalada dos 89 leitos exclusivos para Covid-19 no SUS, desde o último domingo, 21, a rede conta com o acréscimo de 63 novos leitos para utilização ainda em junho: 20 no Hospital de ClÃnicas e 15 no Grupo Hospitalar Conceição, além dos 28 anunciados pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior na terça-feira, 23, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.
O plano de expansão de leitos do governo municipal busca garantir o atendimento em saúde aos porto-alegrenses frente ao rápido crescimento de internações nas UTIs, que motivaram maior restrição à circulação de pessoas em locais públicos. Marchezan enfatiza que a gestão municipal está atenta e vem adotando as medidas necessárias para frear a velocidade de ocupação das UTIs.
"Precisamos ter agilidade na tomada de decisões, junto com os nossos técnicos da área da Saúde, no sentido de aumentar a estrutura de atendimento aos casos da Covid-19. PoderÃamos estar com uma taxa de ocupação hospitalar bem mais agravada a esta altura, caso esse reforço de vagas não tivesse ocorrido" - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Além dos leitos de UTI, também foram abertos 126 novos leitos de enfermaria na Capital desde março. O Hospital Vila Nova ampliou sua estrutura em 66 leitos e o Hospital Independência, em 60. Antes da pandemia, a prefeitura abriu 353 leitos hospitalares, revertendo o cenário de redução do governo passado, quando foram fechados 269 leitos de 2014 a 2016.Â
Para o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, o momento é complexo, mas a administração pública trabalha diariamente e exaustivamente para assegurar equilÃbrio à rede hospitalar. "Diante de uma escalada do vÃrus, temos instituições parceiras que se preparam e nos ajudam a reforçar o atendimento aos cidadãos. É importante que a população mantenha a calma e cumpra as orientações, pois seguimos avançando na expansão de leitos", afirma.
Â
UTIs adulto de Porto Alegre (até 12h de 25 de junho):
Leitos disponÃveis: 696
Leitos ocupados: 539
Leitos ocupados por pacientes suspeitos da Covid-19: 36
Leitos ocupados por pacientes confirmados da Covid-19: 110
Taxa de ocupação das UTIs: 77,44%
Â
Para mais informações sobre o coronavÃrus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notÃcias sobre a pandemia.
Â
Â
Â
Rui Felten