Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Executivo

Prefeitura reforça importância da análise de dados durante pandemia

02/04/2020 17:25
Jefferson Bernardes / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan tem feito videoconferências para discutir as medidas

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniram na tarde desta quinta-feira, 2, em videoconferência, representantes de universidades e da iniciativa privada para reforçar a importância da troca de informações no combate à Covid-19 (novo coronavírus). O objetivo é aprimorar os modelos que preveem o pico da pandemia, agilizar a troca de informações e encontrar soluções para o sistema de saúde.

As equipes da prefeitura realizam contato rotineiro com os parceiros para estudar e propor medidas de contenção e mitigação dos impactos na rede de saúde municipal. “Estamos atentos aos dados técnicos e científicos para embasar nossas medidas. O sistema de saúde, hoje, consegue atender à população, mas devemos ser rápidos e eficientes se a velocidade de transmissão aumentar”, enfatiza Marchezan.

Para o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, o desafio é a precisão dos modelos, calculados com dados da Vigilância Sanitária, laboratórios e hospitais. “Por estarmos em uma fase inicial e graças ao sucesso das medidas de contenção, os dados sobre o comportamento futuro da doença ainda possuem ampla margem de variabilidade. Por isso, contamos com a colaboração dos parceiros para aumentarmos nossa precisão no enfrentamento da pandemia”, finaliza.

Também participaram da videoconferência o secretário municipal adjunto da Saúde, Natan Katz; o diretor de Atenção Hospitalar e Urgências da SMS, João Marcelo Lopes Fonseca; o membro da Coordenação de Alta e Média Complexidade da SMS, Marcio da Silveira Rodrigues; o pesquisador da Fiocruz Marcelo Ferreira da Costa Gomes; os professores da UFRGS Gabriela Cybis e Sebastian Gonçalves; a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFRGS, Suzi Camey; o presidente do Conselho Administrativo da Unimed, Flávio Vieira; o superintendente de Provimentos da Unimed, Marcelo Hartmann; a gerente analítica de projetos da Unimed, Débora Gonçalves; os gestores médicos da Unimed, Silvia Kretzer e Marcelo Miglioranza; o coordenador do Comitê de Crise da COVID da Unimed, Gustavo Faulhaber; e os representantes da Ernest & Young, Paulo Brazile, Felipe Pinheiro, Luis Pontes, Andrei Graça, João Simões e Leandro Sanches.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Gonçalo Valduga e Lissandra Mendonça

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes