Prefeitura reitera importância do diagnóstico precoce em congresso de mastologia

11/04/2024 17:42
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Encontro em Porto Alegre é oportunidade de interação entre profissionais de todo o país

Na presença de médicos, especialistas e pesquisadores da área, a prefeitura participou nesta quinta-feira, 11, da abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia. O evento ocorre até sábado, 13, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

"Ficamos orgulhosos em ver Porto Alegre tornar-se, durante três dias, o centro do conhecimento e inovação na área da mastologia. O debate sobre os desafios no tratamento do câncer de mama é importante não apenas para o cenário médico e científico do Brasil, mas para toda a sociedade." – Prefeito Sebastião Melo.

O encontro promove a troca de informações e discussões a partir de palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos. Além disso, é uma oportunidade de interação entre profissionais de todo o país para investir em colaboração e networking. Em sua fala, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, reforçou que o cuidado com a saúde da mulher deve ser o ano todo, e não apenas em outubro. “O diagnóstico precoce possibilita que o tratamento seja iniciado rapidamente, garantindo mais chance de recuperação.”

Pela manhã, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, receberam no gabinete do Centro Administrativo Municipal, uma visita dos organizadores do evento. Na oportunidade, discutiram cases de sucesso no tratamento do câncer de mama - da Europa aos Estados Unidos - e a importância de um percurso assistencial qualificado aos pacientes.

Participaram a diretora do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), Daniely Votto; mastologista e líder da iniciativa global contra o câncer de mama no City Cancer Challenge (C/Can), Ben Anderson; mastologista chefe do Núcleo Mama do HMV, Maira Caleffi e demais diretores. O prefeito recebeu, ainda, relatório de resultados do Projeto Melhorias do Diagnóstico Precoce do Câncer, realizado na Capital pelo IGCC.

Ações - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece em média 2,1 mil mamografias e cerca de 400 ecografias mamárias por mês. A demanda já acumula mais de 2 mil mulheres pelo SUS em Porto Alegre e reitera o compromisso da prefeitura com a saúde da mulher, uma vez tendo zerado a fila de espera para ecografia mamária em outubro de 2023.

Nas unidades de saúde, as mulheres têm acesso a consultas, encaminhamento para exames das mamas, quando indicado, ações de conscientização, hábitos de vida saudável e prevenção.
 

Carolina Zeni e Vanessa Conte

Gilmar Martins