Prefeitura retoma obras nas comportas do sistema de proteção contra cheias

08/07/2025 15:36
Gustavo Garbino / PMPA
Executivo
Extinção da comporta 8 se dará por meio da construção de uma estrutura em concreto armado

A Prefeitura de Porto Alegre retomou nesta terça-feira, 8, as obras nas comportas do sistema de proteção contra cheias. Desde a manhã, equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalham no fechamento definitivo da passagem número 8, localizada no Cais Navegantes, na área central.

"O fechamento da comporta é mais uma das medidas de segurança no combate às cheias. Hoje, estamos melhor do que antes. Trabalhamos com o fechamento definitivo, substituição e reformas. Tivemos avanços importantes, com a recuperação de estruturas de forma emergencial e temos outras obras em andamento como é o caso de diques e casas de bombas" - Prefeito Sebastião Melo.

A extinção da comporta 8 se dará por meio da construção de uma estrutura em concreto armado. A primeira etapa da obra inclui a perfuração do solo e a implantação de estacas, que serão preenchidas com armaduras de aço. A previsão é de que a intervenção se estenda por, pelo menos, 45 dias.

Sistema - Até a enchente história de 2024, Porto Alegre contava com 14 comportas no sistema de proteção contra cheias. Destas, sete tiveram obras concluídas até o primeiro trimestre deste ano. As passagens 3, 5 e 7 foram fechadas definitivamente, enquanto os portões 1, 2, 4 e 6 foram revisados.

As obras em andamento, resultado de investimento de R$ 11 milhões, preveem o fechamento definitivo de mais quatro comportas (8, 9, 10 e 13), bem como a substituição de três portões (11, 12 e 14). As passagens, em questão, foram reprojetadas para atender às características geográficas da região, onde há influência do rio Jacuí.

O fechamento definitivo de sete passagens reduzirá de 150 para 45 metros a amplitude total das aberturas no muro. O objetivo é reduzir a possibilidade de infiltrações em caso de novas cheias.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que uma das três faixas da avenida Castelo Branco, no sentido interior-capital, será bloqueada das 10h às 16h. A EPTC acompanhará o andamento dos trabalhos e fará a orientação do trânsito na região para minimizar os impactos na fluidez e garantir a segurança viária.

Saiba como ficarão as comportas do sistema de proteção contra cheias:
Comporta 1 (Usina do Gasômetro) - é móvel e teve melhorias de vedação e mobilidade
Comporta 2 (Cais Embarcadero) - é móvel e teve melhorias de vedação e mobilidade
Comporta 3 (avenida Mauá x Padre Tomé) - foi extinta, por meio de construção em concreto armado
Comporta 4 (avenida Mauá x Sepúlveda) - é móvel e teve melhorias de vedação e mobilidade
Comporta 5 (avenida Mauá) - foi extinta, por meio de construção em concreto armado
Comporta 6 (Catamarã) - é móvel e teve melhorias de vedação e mobilidade
Comporta 7 (avenida Mauá) - foi extinta, por meio de construção em concreto armado
Comportas 8, 9 e 10 (avenida Castelo Branco) - estão em obras para fechamento em concreto armado
Comporta 11 (avenida São Pedro) - está em obras, será móvel e substituída por estrutura nova
Comporta 12 (avenida Cairú) - está em obras, será móvel e substituída por estrutura nova
Comporta 13 (avenida Castelo Branco) - está em obras para fechamento em concreto armado
Comporta 14 (avenida Castelo Branco x Voluntários da Pátria) - está em obras, será móvel e substituída por estrutura nova

Aristoteles Junior

Bianca Dilly