Prefeitura sanciona lei para instalação de estátua do Teixeirinha na avenida Padre Cacique
Nesta quarta-feira, 6, ao som de Querência Amada interpretado pelo neto do cantor Teixeirinha, o prefeito em exercício Marcio Bins Ely sancionou o projeto de lei que destina espaço em área da avenida Padre Cacique para a instalação de estátua em homenagem a Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Além de Victor Mateus Teixeira Neto, participaram do ato as filhas do cantor Teixeirinha, Márcia e Elizabete.
A estátua será construída em frente ao Museu Iberê Camargo na Orla do Guaíba. Para a viabilizar a construção, há uma emenda de R$ 120 mil do deputado federal Pompeo de Mattos aprovada para este fim.
Segundo o prefeito em exercício e autor do projeto, a homenagem se dá devido ao legado deixado pelo músico. “Tal ação servirá para que as atuais e as futuras gerações conheçam e mantenham viva a história de um gaúcho que levou o nome e a cultura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul para os mais variados lugares do Brasil e do mundo”, destaca.
Durante evento realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, Márcia Teixeira dos Santos, filha do cantor, falou em nome da família e da fundação que leva o nome do músico. “Essa é uma vontade que partiu dos fãs. Sempre ouvimos o pai dizer que os fãs também eram filhos e agradecemos, porque é uma homenagem muito linda. Fazem 36 anos da morte dele e ele ainda é o Teixeirinha desses fãs”, afirma.
Perfil - Teixeirinha nasceu no distrito de Marscarada, em Rolante, em 1927. O músico viajou por todo o Brasil sendo conhecido como o Gaúcho Coração do Rio Grande. Ao longo de sua carreira, foi premiado por ter sido o cantor campeão de vendas por dois anos consecutivos (1962 e1963). Internacionalmente, ganhou o troféu “Elefante de Ouro”, com a maior vendagem de discos em Portugal. Teixeirinha faleceu em 1985.
Lucas Barroso