Previsão de pautas: segunda-feira, 16 de junho
AÇORIANOS DE LITERATURA - A cerimônia da 30ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura, promovido pela Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura, será realizada nesta segunda-feira, 16, às 19h30, no Teatro de Câmara Túlio Piva (rua da República, 535 - Cidade Baixa). A premiação tem por finalidade destacar a produção literária de Porto Alegre, em sua diversidade e abrangência, e as ações e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento, qualificação e afirmação dessa arte na sociedade. Veja aqui os indicados.
UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde atenderá comunidades dos bairros Santa Tereza, Floresta, Humaitá e Mário Quintana durante a semana, sempre das 10h às 16h. Nesta segunda-feira, 16, o ônibus estaciona na Vila Gaúcha (rua Rádio e TV Gaúcha, 189, bairro Santa Tereza). Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos, entre outros procedimentos.
EMPREGOS- O Sine Municipal inicia a semana com 1.991 oportunidades de emprego a partir desta segunda-feira, 16. Destas, 552 vagas são para pessoas com deficiência (PcD). O atendimento presencial ocorre em cinco locais, de segunda a sexta-feira.
SITUAÇÃO DE RUA - O Centro de Referência de Assistência Social localizado na região Restinga (Creas Restinga – avenida Macedônia, 1.000, Extremo Sul) reforçou os serviços como ponto de cuidado para pessoas em situação de rua, com atendimento direcionado todas as segundas-feiras, das 13h às 16h30. Neste dia e horário, a equipe disponibiliza espaço para higiene pessoal, lanche, orientações sobre os serviços da rede socioassistencial, acesso a benefícios e cuidados de saúde, com a participação do Consultório de Rua, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
EDUCAÇÃO FÍSICA - A prefeitura nomeou dez profissionais de educação física aprovados no concurso público realizado em agosto de 2024 para atuar na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). A convocação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Os professores chamados devem se apresentar na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Porto Alegre (Smap) nesta segunda-feira, 16, a partir das 14h. Aqueles que não conseguirem comparecer na data estipulada receberão orientações por e-mail. A posse dos novos professores está prevista para as próximas semanas. A Smap fica na rua Siqueira Campos, 1300, Centro Histórico.
HABITAÇÃO - Foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) a relação das empresas selecionadas para prestar serviços de elaboração de laudos técnicos em residências afetadas pela enchente de maio de 2024. As visitas estão previstas para começar nesta semana, nos seguintes bairros: Farrapos, Humaitá, Anchieta, Navegantes, São Geraldo, Floresta, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Arquipélago, Serraria, Guarujá, Ponta Grossa e Lami, Sarandi, Mário Quintana, Santa Rosa de Lima e Passo das Pedras. As ações são viabilizadas pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, em parceria com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Até o momento, 5.974 laudos já foram enviados ao governo federal para avaliação e inclusão dos beneficiários no programa Compra Assistida. Desse número, 3.871 famílias já estão habilitadas a receber um novo imóvel através do programa.
COVID-19 - A vacinação contra Covid-19 para todos os públicos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários foi retomada na Capital. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde. A oferta ocorre de forma diversificada, de acordo com a idade e condição de saúde do público-alvo. Veja aqui os locais de referência.
GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.
CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre lançou a Campanha do Agasalho 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues em dois pontos de coleta, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h: o Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e o Centro Administrativo Municipal (rua General João Manoel, 157 – Centro Histórico). Mais informações sobre a Campanha do Agasalho 2025 estão disponíveis no site prefeitura.poa.br/poaquecuida.
CADASTRO HABITACIONAL - Está aberta a atualização do cadastro habitacional para as pessoas que já inscritas no Departamento Municipal de Habitação (Demhab). O cadastro deverá ser feito através deste site e ficará no ar até 30 de junho.O último cadastro habitacional realizado pelo Demhab ocorreu em 2023, com um total de 32.156 pessoas inscritas, sendo 23.760 novos cadastros e 8.396 atualizações. Para quem já está cadastrado, a não realização da atualização cadastral até o dia 30 de junho implicará na validação automática dos dados informados no cadastro anterior, sendo de responsabilidade do inscrito a responsabilidade por possíveis desatualizações.
FUMPROARTE - Está aberto até 30 de junho o edital Cultura Mais Comunidade, do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), para projetos de produção artística. A Secretaria Municipal da Cultura publicou o regulamento e os requisitos do concurso em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O edital do Fumproarte abrange diversas linguagens artísticas, entre elas, artes visuais; artesanato; capoeira; carnaval em suas diversas manifestações; cinema e audiovisual; circo; cultura de matriz africana, de povos tradicionais e originários; dança; folclore e tradição; hip-hop; livro e literatura; memória e patrimônio; música; teatro e multilinguagens.
MODERNISMO - A exposição 1º Salão de Outono – o centenário de um marco para as artes visuais no Rio Grande do Sul, segue até 11 de julho, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico). Com curadoria de Lizângela Guerra e Paula Ramos, a mostra reúne cerca de 30 obras originais que integraram a edição histórica de 1925, além de documentos, fotografias, publicações de jornais e uma série de fontes que resgatam o contexto e os impactos do evento. A visitação é gratuita e segue até 11 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Além de obras de artistas consagrados e emergentes do período, o público poderá conhecer registros históricos sobre o evento que mobilizou a imprensa local e impulsionou as primeiras tendências modernistas no Estado.
SUPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE - A Exposição da Superação e da Solidariedade segue aberta ao público até o dia 11 de julho, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico), de segundas a sextas-feiras, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. A mostra fotográfica relembra a enchente histórica de 2024 e celebra a mobilização coletiva que ajudou a salvar vidas. A exposição reúne registros dos impactos da tragédia climática que atingiu cerca de 30% do território da Capital em maio de 2024; imagens históricas da enchente de 1941 - até então a maior da cidade; e fotografias da missão oficial da prefeitura aos Países Baixos, em fevereiro deste ano, com o objetivo de buscar soluções em gestão hídrica e adaptação às mudanças climáticas.
Andrea Brasil