Reunião de secretariado debate alternativas para revitalização do Centro Histórico

09/04/2021 10:07
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Secretário Schirmer detalhou projeto elaborado para restaurar a região central da cidade

A revitalização do Centro Histórico norteou a reunião híbrida de secretariado coordenada pelo prefeito Sebastião Melo, na manhã desta sexta-feira, 9, na Secretaria Municipal de Administração. No encontro, o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, detalhou o macro projeto elaborado para restaurar a região. A remodelação do Centro contará com esforços de todas as estruturas da administração direta e indireta, além da sociedade civil, academia e iniciativa privada.

“É fundamental revitalizarmos o nosso Centro Histórico, este espaço tão coletivo que reúne a população de todos bairros da cidade” – Prefeito Sebastião Melo.

Conforme o secretário, o projeto contará com novas de obras infraestutura, limpeza, embelezamento, mobilidade urbana, serviços, remodelagem urbanística, fiscalização, além de intervenções para fomentar o turismo e a cultura local.

“O Centro é o ponto de encontro de todos e a sede dos governos municipal e estadual. Com a união de todos podermos renovar este importante espaço. Para isso, vamos precisar também mudar a consciência coletiva para mantermos o Centro saudável”, disse Schirmer.

Além das obras de restauração da Fonte Talavera, que já estão em andamento, a proposta de revitalização também engloba a abertura do segundo piso do Mercado Público, assim como um desfecho para o inacabado edifício Esqueletão.

Na reunião, a atualização de um plano diretor para o Centro, formatada pelo secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, também foi mencionada.

Recuperação do Centro Histórico

O Centro Histórico de Porto Alegre possui aproximadamente 40 mil habitantes e é o maior polo comercial e bancário do Rio Grande do Sul. Diariamente, cerca de 350 mil pessoas transitam pela região, que possui 17,2 mil economias ativas, entre elas 60 hotéis e 502 restaurantes. O bairro é contemplado por 27 praças e largos e três parques – Harmonia, Redenção e Orla Moacyr Scliar.

Em termos de mobilidade, cabe destacar que o Centro Histórico possui 51 pontos de táxi, 19 terminais de ônibus (12 urbanos e sete metropolitanos), 203 paradas de ônibus (60 ainda sem abrigo), nove terminais de lotação, dois terminais do trensurb, um terminal hidroviário e 14 estações de bicicleta.

 

Lucas Rivas e Claiton Silva

Lissandra Mendonça