Sebastião Melo será o novo presidente da Granpal

25/03/2021 15:55
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito da Capital foi escolhido por consenso durante assembleia geral realizada nesta quinta-feira

Os prefeitos do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) escolheram, nesta quinta-feira, 25, o prefeito Sebastião Melo como novo presidente da entidade. A decisão foi tomada em consenso durante assembleia geral. A posse oficial ocorrerá nos primeiros dias de abril. Melo vai suceder o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella. O rodízio para o comando anual ocorre sempre em março.

Sebastião Melo afirmou que as decisões serão tomadas de forma compartilhada entre os prefeitos. Em meio à pandemia, as ações de enfrentamento ao coronavírus serão prioritárias, como aplicação em massa de vacinas. O futuro gestor ressaltou, ainda, que medidas relativas ao transporte urbano deverão ser intensificadas.

Nós temos uma vida em comum na Região Metropolitana e inúmeros desafios nas aras da saúde, educação e segurança pública. Além do combate à pandemia, teremos que rediscutir os moldes do transporte urbano na região, que também colapsaram. Todas as ações serão compartilhadas para tomarmos as melhores decisões – Prefeito Sebastião Melo.

Vacinação – A Granpal atua em diferentes frentes para garantir a compra de vacinas. Com o Instituto Butantan, formalizou protocolo de intenções para a aquisição de 3 milhões de doses, que corresponde ao número aproximado de habitantes dos 17 municípios que integram a região. Os integrantes do consórcio também estão realizando reuniões com representantes da União Química, que fabrica no Brasil a vacina russa Sputnik V.

Os prefeitos estudam enviar um ofício ao Ministério da Saúde solicitando a priorização da vacinação aos agentes da segurança pública, profissionais que atuam na coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, recicladores, trabalhadores do sistema funerário, agentes de assistência social e funcionários do transporte público coletivo.

 

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça