Seminário do OP se encerra com debates e atrações na Orla

23/08/2019 20:33

O último dia do Seminário Internacional 30 Anos do Orçamento Participativo (OP), neste sábado, 24, na Cinemateca Capitólio, terá debates, entre as 9h e 17h, sobre as três décadas de funcionamento do sistema em Porto Alegre; o legado e a influência da participação democrática no mundo; e sobre avanços, desafios e caminhos para um orçamento participativo sustentável. A partir das 14h, haverá programação alusiva ao evento na Orla do Guaíba, com oficina de chimarrão, unidade móvel de saúde e Ônibus Brincalhão, entre outras atrações. Para as 17h30, está previsto um Parabéns a Você em celebração ao aniversário do OP.

No terceiro dia do seminário, nesta sexta-feira, 23, os debates ocorreram no Auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Entre os temas em pauta, estiveram o financiamento da participação e os caminhos para custear a ampliação da democracia nas cidades; a evolução da participação; a internacionalização da participação e do planejamento urbano; resiliência e participação; e a experiência de Porto Alegre com o OP. 

O vice-prefeito Gustavo Paim destacou que o Orçamento Participativo, independentemente de partido e governo, é uma marca da capital gaúcha. “É um patrimônio da cidade e, como tal, tem que ser valorizado por todos. É um instrumento de democracia participativa que projeta Porto Alegre para o mundo”, afirma.

Presente entre os participantes, o pintor Dante Guevara dedicou o dia para ensinar crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, do bairro Rubem Berta, a pintar com tinta extraída da árvore guarango. Natural de Ica, no Peru, Dante aprendeu a técnica há dez anos com um padre. “A seiva extraída dessa árvore é utilizada desde 600 antes de Cristo. É uma árvore que produz frutos, e com a resina que se forma da seiva, também se faz farinha e remédios, além de tinta", contou o artista. As crianças aprenderam, em cinco passos, como pintar uma palmeira.

 

 

 

 

 

Camila Ferro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes