Serviços municipais auxiliam Estado na busca dos bombeiros desaparecidos e remoção de escombros

16/07/2021 18:54
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Incêndio que começou na noite de quarta-feira destruiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública

A Prefeitura de Porto Alegre está apoiando o Estado com a estrutura municipal de segurança, defesa civil, trânsito, obras e serviços urbanos nos trabalhos de busca dos dois bombeiros desaparecidos e na remoção dos escombros do incêndio que destruiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública.

Uma retroescadeira de grande porte e dois caminhões-caçamba do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e duas retroescavadeiras de pequeno porte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foram disponibilizadas para auxiliar as equipes de resgate. A pedido do prefeito em exercício Ricardo Gomes, que esteve no local do sinistro, o Instituto Cultural Floresta forneceu guinchos e técnicos.

A IPSul, empresa responsável pela iluminação pública da Capital, providenciou iluminação para que as buscas possam prosseguir sendo realizadas à noite. “Imediatamente colocamos a estrutura da prefeitura à disposição. O Estado pode contar com nosso apoio para o que for necessário”, disse  Ricardo Gomes.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito em exercício Ricardo Gomes coordenou as ações do município para dar suporte ao governo estadual

A Defesa Civil do Município está trabalhando desde os primeiros momentos do sinistro na operação de busca aos bombeiros desaparecidos. A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) cedeu dois drones para realização de buscas aéreas e, durante toda esta sexta-feira, 16, colocou a estrutura física à disposição para o primeiro atendimento psicológico das equipes de resgate. “Desde o início do incêndio colocamos todas as estruturas da Secretaria de Segurança do município à disposição do Estado e estamos participando com a nossa Defesa Civil na operação de busca aos bombeiros desaparecidos”, disse o secretário Mário Ikeda.

Bloqueios de trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação está atuando na área da Voluntários da Pátria, entre as ruas Ramiro Barcelos e Santo Antônio, realizando bloqueios do trânsito, nos dois sentidos, no trecho impactado pelo incêndio. Agentes da EPTC orientam os motoristas na chegada e saída da Capital e os melhores desvios a serem feitos para evitar congestionamentos.

A recomendação é para que os condutores evitem o acesso ao Centro pelo Túnel da Conceição. A melhor opção para saída da Capital é pelas avenidas Farrapos, Sertório e Assis Brasil. Na chegada à Capital, pela região do Aeroporto, avenida dos Estados ou via Freeway pela avenida Assis Brasil. Outra alternativa para acessar o Centro é pela região da Orla. Para sair da cidade, a melhor opção é pela Terceira Perimetral/Aeroporto e Assis Brasil.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes