Shoppings apresentam à prefeitura protocolos de prevenção à Covid-19

28/05/2020 10:06
Anselmo Cunha/PMPA
FISCALIZAÇÃO
Medidas incluem delimitação de espaço entre mesas nas praças de alimentação

Os 15 shopping centers da Capital e o Centro Popular de Compras (CPC) Pop Center, vistoriados esta semana pelo Escritório de Fiscalização, apresentaram à prefeitura seus protocolos de contingência da Covid-19. A entrega, efetuada na sequência da reabertura dos centros comerciais na última sexta-feira, 22, contém um plano detalhado, com itens além dos decretados pelo Município. Entre eles, estão a medição da temperatura corporal dos frequentadores e a redução de vagas de estacionamento.

“Agradecemos o empenho das administrações dos shoppings da cidade, que entendem a importância de prevenir e garantir a saúde e a segurança dos seus clientes e trabalhadores, proporcionando cuidados além do que foi solicitado” -  Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O retorno das atividades nesses locais foi permitido mediante uma série de condições indicadas no decreto 20.583, como respeito a regras de higienização e de funcionamento dos serviços de alimentação, restrição ao número de clientes atendidos de forma simultânea, distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes nas áreas de trabalho e de circulação, e de fornecimento de máscaras de proteção facial aos trabalhadores para o deslocamento em transporte coletivo.

Nos documentos entregues à prefeitura, estão listadas também ações de caráter educativo, como a distribuição de cartazes informativos pelos estabelecimentos. Estão previstos ainda o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos colaboradores, delimitação de espaço entre mesas e cadeiras nas praças de alimentação, controle de uso de elevadores e escadas rolantes, entre outras iniciativas.

Fiscalização permanente – A vigilância nos shoppings faz parte do trabalho do Escritório de Fiscalização, composto por agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

  

 

Juliane Soska

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes