Trecho 3 da orla: Utilização da pista de skate é debatida com técnicos e usuários

05/11/2021 11:14
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito coordenou o encontro, que busca promover o diálogo e encontrar um consenso para boa utilização do espaço público

O prefeito Sebastião Melo reuniu, na manhã desta sexta-feira, 5, no Paço Municipal, representantes de entidades ligadas à prática de skate, bicicleta e patins, para dialogar sobre a utilização da pista de skate do trecho 3 da Orla do Guaíba, aberta à população em 23 de outubro. O debate foi motivado pela reivindicação dos usuários das diferentes modalidades para utilizarem o espaço público, que faz parte do projeto de revitalização assinada pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

Após ouvir os argumentos das lideranças das federações dos três esportes e demais ponderações, Melo solicitou que ciclistas e praticantes dos patins apresentem ao Município documentação técnica para embasar suas solicitações. "Foi uma reunião muito boa de conversa franca e transparente, com argumentos fortes de todos os lados. Essa discussão é ampla e precisa ser feita com calma, e envolve também outras atividades praticadas todos os dias na cidade. O obra da pista foi um grande investimento público que tem garantia, concebido tecnicamente para skate", avaliou o prefeito.

Enquanto os documentos solicitados forem providenciados e debatidos no âmbito do governo e com as representações das modalidades, o prefeito afirmou que permanece aberta a mesa de negociações para considerar alternativas. "Uma das possibilidades é destinar a pista do Marinha para as bikes, mas a estrutura também é utilizada pelos skatistas. Assim, nenhuma decisão pode ser tomada sem diálogo e construção com todas as partes envolvidas", reforçou.

A gestão assumiu o compromisso de, nos novos projetos de obras, chamar os setores dos diferentes esportes para avaliar a construção de espaços adequados para as práticas. Conforme o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos Pereira (Kiko) uma das 29 quadras esportivas do trecho 3 já foi destinada para patinação. 

Pista de skate - A obra da pista pertence ao projeto da orla Trecho 3 e contou com investimento de R$ 2,4 milhões. A intervenção teve consultoria, acompanhamento técnico e execução da Confluência, uma parceria entre a Spot Skateparks e a Rio Ramp Design, duas organizações do ramo, formadas por skatistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Conforme o projeto executivo, a área total da pista abrange 6.268 metros quadrados. A construção recebeu 940,20 metros cúbicos de concreto e 19,50 toneladas de aço. O Complexo de Skate conta com cinco formatos: três verticais (Bowl, Flow Park e Snake Run) e dois da modalidade Street (Plaza e Flow).

 

Carol Seeger

Lucas Barroso