Artigo: Uma vida digna para quem mais precisa

14/06/2019 10:03
Pesquisas apontam que 60% das pessoas que estão em situação de rua estão assim por motivos de dependência química ou doença mental. Pela relevância do contingente e necessidade de construir soluções, a Secretaria de Saúde coordena o Plano de Superação da Situação de Rua que lançamos para, de forma interdisciplinar, enfrentar essa grave mazela que afeta o mundo todo, mas que é especialmente sentida em nossa Capital.

Nesse contexto, estamos envidando todos os esforços para melhor qualificação do serviço de saúde mental. Desde o início do governo, criamos 338 novos leitos hospitalares, sendo, para saúde mental, 18 leitos no Hospital São Pedro e 28 no Hospital Santa Ana. Também buscamos expandir e fortalecer a rede de atenção ambulatorial, reestruturando e implantando novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Porto Alegre não abria novos Caps desde 2012. Em dois anos e meio, inauguramos três e reformamos outros três já existentes. Um dos novos, o Caps IV Álcool e Drogas, é inédito no Brasil, sendo o primeiro de portas abertas 24h por dia, no centro da Capital. Pela primeira vez, todos os distritos de saúde de Porto Alegre contam com serviço de referência atuando 24 horas no enfrentamento à dependência química. Os Caps recém inaugurados ficam nas regiões Centro, Restinga e Nordeste, e os reformados, no Noroeste, Partenon e Sul. A Rede de Saúde Mental de Porto Alegre teve seu formato redefinido, abrindo portas ao cidadão para o tratamento com mais resolutividade. Em média, cada unidade realiza 400 atendimentos ao mês.

Com parceria entre poder público e iniciativa privada, conseguimos oferecer tratamento médico de qualidade com equipes especializadas às pessoas que mais precisam. Dos 15 Caps da cidade, seis são contratualizados com entidades vocacionadas ao tratamento de saúde mental e drogadição. Também fazem parte das ações do governo qualificar ainda mais o atendimento psicossocial e expandir as vagas em residenciais terapêuticos. Atendendo às demandas mais urgentes dos cidadãos em situação de rua, ajudamos quem mais precisa de uma vida digna em Porto Alegre.

Gustavo Paim 
Vice-prefeito de Porto Alegre


* Artigo originalmente publicado no jornal Zero Hora de 14 de junho de 2019.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes