Executivo

Fé e devoção marcam procissão de Navegantes na Capital

02/02/2019 15:39
Eduardo Beleske/PMPA
COMUNICAÇÃO
Milhares de pessoas participaram do cortejo com a imagem da santa

O vice-prefeito Gustavo Paim participou, neste sábado, 2, da 144ª procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Com o tema “A Santidade no Mundo atual”, a festa religiosa reuniu cerca de 200 mil fiéis, segundo os organizadores. 

O evento teve início às 7h com a realização de uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro da Capital. Às 8h, a imagem da santa, padroeira de Porto Alegre, deixou o interior da igreja carregada em um andor, e seguiu, sob aplausos, choro e muita emoção pela rua Vigário José Inácio, até alcançar a avenida Mauá e depois a avenida Castelo Branco onde foi saudada com uma chuva de balões azuis. Dali, sob a trégua do sol e do calor, o trajeto de quatro quilômetros foi percorrido a passos lentos por uma multidão que rezou durante todo o caminho até a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na altura da avenida Sertório. (Fotos)

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atuaram realizando os bloqueios de trânsito. Os fieis também oraram pelas vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, e pelo consolo dos familiares. “Participar desta, que é a maior festa religiosa de nossa cidade, com milhares de pessoas reunidas em um momento de paz, orações e bênçãos a Porto Alegre é muito significativo”, disse o vice-prefeito, Gustavo Paim. 

Eduardo Beleske/PMPA
COMUNICAÇÃO
Vice-prefeito Gustavo Paim acompanhou a procissão

Devoção  - Os devotos, de várias regiões da Capital e de diferentes cidades do Estado, renovaram promessas e agradeceram as graças alcançadas. O casal Gislaine e Daivdson veio agradecer pela saúde da filha Sofia de sete anos. Ao longo de todo o caminho, a procissão era aplaudida por quem assistia à passagem do cortejo religioso. Muitas pessoas, a maioria vestida de azul e branco, cores de Nossa Senhora, caminhavam com os pés descalços, numa clara demonstração de fé. Outros levavam imagens da santa, rosários, velas e flores, pedindo bênçãos e proteção para o ano. O percurso durou cerca de duas horas e quando a procissão chegou à igreja dos Navegantes aconteceu o momento de maior emoção entre os participantes que, em lágrimas, queriam ver de perto a imagem da santa. 

As festividades religiosas encerraram-se com uma missa campal, celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vai ficar durante todo este sábado em frente à igreja. Haverá missas às 16h e 18h. E às 19h, ocorrerá apresentação do padre Ezequiel Dal Pozzo. Às 20h, a imagem será levada para dentro do altar onde poderá ser visitada pelos devotos. Também estiveram na procissão, o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, os vereadores Mauro Zacher, João Carlos Nedel e Wambert di Lorenzo, o provedor da Irmandade de Navegantes, Gustavo Madaleno Brum e demais autoridades.
 

Ivani Schutz

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes