Peruanos comemoram 201 anos de independência em Porto Alegre

23/07/2022 06:36

Uma comitiva do Peru, liderada pelo cônsul de São Paulo César de Las Casas e o adjunto Raúl Meneses, estará em Porto Alegre, a partir desta segunda-feira, 25, até 30 de julho, para promover uma série de atividades em celebração ao aniversário de 201 anos da independência. As ações têm como foco aproximação institucional com a capital gaúcha bem como o atendimento ao cidadão. Na quinta-feira, 28, o Paço Municipal será iluminado de vermelho em homenagem ao dia da independência do país andino.

No primeiro dia de agenda, haverá um encontro com executivo municipal. Na pauta, possibilidades de aproximação institucional e técnica, bem como, identificações de ações a serem desenvolvidas na área de desenvolvimento social e cultura. A transformação do Paço Municipal em centro cultural abre possibilidades para que o local possa receber mostras internacionais em breve.

A representação peruana na Capital irá instaurar, também, um consulado itinerante com o objetivo de atender a população do país, entre os dias 25 e 27, na rua Félix da Cunha, 712.  Atualmente, mais de 3 mil peruanos moram no Rio Grande do Sul. 

Ainda como marco das celebrações,  o Peru promove a exposição Consciência, de autoria de um de seus principais artistas, Iván Ciro Palomino. A mostra estará aberta ao público de 28 de julho a 28 de setembro, na Casa de Cultura Mário de Quintana.

 

Olivia Monteiro

Gilmar Martins