Prefeito em exercício recebe embaixadora do Haiti

08/10/2021 12:17
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Gomes afirmou que os haitianos são muito bem-vindos em Porto Alegre

O prefeito em exercício Ricardo Gomes recebeu nesta sexta-feira, 8, no Paço Municipal, a embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, que está em viagem pelas capitais para tratar dos imigrantes no país. “Somos uma cidade aberta. Os haitianos são muito bem-vindos e nos preocupamos com a integração deles em Porto Alegre. Acreditamos que uma das principais dificuldades seja a língua portuguesa”, afirmou Gomes.

No Brasil desde janeiro deste ano, a embaixadora busca medidas para diminuir a situação de desemprego para os imigrantes e subemprego, como o trabalho nas ruas. “Estamos trabalhando para regularizar a documentação de todos, além de criar cursos e seminários para estimular a adaptação cultural”, salientou Rachel. Segundo ela, o Haiti pretende abrir escritórios em algumas capitais brasileiras para estar perto dos imigrantes, dar apoio e facilitar o convívio nas cidades.

Em Porto Alegre, há cerca de 30 mil imigrantes de todas as etnias, sendo 15 mil de países que não têm tradição em migração, como Haiti, segundo dados do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução aos Migrantes. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leo Voigt, a prefeitura faz um trabalho de acompanhamento para estrangeiros por meio da coordenadoria da secretaria específica para este atendimento. “Estamos à disposição no que pudermos colaborar para integrar os haitianos”, completou.

 

Manoela Tomasi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes