Prefeitura entrega Hortomercado Parobé revitalizado

18/10/2018 17:53
Eduardo Beleske / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito em exercício Gustavo Paim e secretários estiveram no local nesta quinta

O espaço Hortomercado Parobé, localizado entre a rua Marechal Floriano e o terminal de ônibus Praça Pereira Parobé, no Centro Histórico, foi revitalizado e entregue à população nesta quinta-feira, 18. A ação foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), via Diretoria de Promoção Econômica, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e a Comissão Representativa do Feirantes Permissionários do Hortomercado Parobé. 

Foram realizadas diversas atividades de melhorias no local, como a fiscalização para identificar licenças irregulares, eleição da comissão representativa, remoção das estruturas para reparos e pintura das armações, manutenção e limpeza das redes e bocas de lobo existentes no entorno, minimizando os impactos das águas da chuva na região. Na revitalização do espaço, foram gastos em torno de R$ 15 mil reais. Os custos foram arcados pelos próprios permissionários e as obras executadas pelos técnicos da prefeitura. 

O prefeito em exercício Gustavo Paim visitou o local revitalizado e conversou com feirantes. “É gratificante poder ver o quanto essa parceria beneficiou os comerciantes. Um esforço mútuo entre o poder público e os permissionários que proporciona melhorias de trabalho e favorece as vendas”, afirma Paim. 

De acordo com secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leandro de Lemos, o trabalho teve por objetivo qualificar o serviço, gerar renda e estimular o consumo local. “O trabalho em conjunto com a Comissão dos Feirantes promoveu a revitalização necessária, inclusive, permitindo uma melhor visualização do local, por parte dos consumidores. Além disso, vamos proporcionar cursos de capacitação em vendas e gestão financeira aos permissionários e assistentes. A revitalização irá se estender aos demais Hortomercados da Capital”, ressalta Lemos. 

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, o Hortomercado Parobé é um ponto tradicional do Centro Histórico, e essa parceria realizada com os próprios comerciantes possibilitou ao espaço melhores condições de bem receber os clientes, e também para quem passa por aquela região do Mercado Público. “Foram realizadas uma série de ações pela SMDE, e Serviços Urbanos, como a pintura do espaço e desenvolvimento de um novo padrão de limpeza do ambiente, melhorias na iluminação pública e poda de árvores. As obras continuam nos próximos dias, mesmo com a reabertura do espaço”, finaliza Rosário. “O espaço limpo e mais bonito se tornará mais atrativo aos clientes, o que poderá impactar nas vendas e melhorar as nossas vidas”, declara presidente da Comissão dos Feirantes, Carlos Bertotto. 

Hortomercados – É um comércio ambulante de hortigranjeiros no Centro Histórico da cidade e oferece uma alternativa de compra para os consumidores. Os Hortomercados são estruturas com redes de água, luz e cobertura simples para abrigar boxes de comerciantes, localizados nas proximidades dos terminais de ônibus (Praça Parobé, Viaduto da Conceição e Pop Center). Eles ficam abertos 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Hortomercado Parobé conta com 600 metros quadrados e 33 bancas para venda de frutas, verduras e flores.

Estavam presentes na solenidade, além do prefeito em exercício Gustavo Paim, secretários, o diretor de Promoção Econômica, Luis Antônio Steglich, membros da Comissão Representativa de Feirantes Permissionários do Hortomercado Parobé, feirantes e servidores envolvidos na revitalização.
 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes