Prefeitura escuta reivindicações de empresários da avenida Sertório

04/05/2021 18:54
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Vice-prefeito Ricardo Gomes (E) participou do encontro em que foram abordadas questões relativas ao trânsito na região

O vice-prefeito Ricardo Gomes, acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, e do diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, visitou comerciantes da avenida Sertório nesta terça-feira, 4, para escutar demandas referentes às recentes mudanças no trânsito. Há alguns dias, foi determinada faixa azul no trecho entre as ruas Dona Margarida e Pernambuco, que indica passagem exclusiva para ônibus em direção ao Centro.

De acordo com empresários, desde que as mudanças foram instaladas, os clientes sumiram, pois não é permitida a passagem de carros. “A faixa para os ônibus afasta a circulação de pessoas, pois elas acham que é proibido circular, têm medo de levar uma multa, por exemplo”, comentou Abílio Boucinha, proprietário de uma locadora de carros. Peterson Kolling, empresário, entende que a preocupação com a mobilidade é válida, mas restringir o comércio local, não: “Nosso pedido é para que analisem a necessidade da faixa azul”, explica.

O vice-prefeito afirmou que a prefeitura está aberta ao diálogo. “Se nos equivocamos em algum momento, iremos corrigir. Não queremos e não é o nosso papel dificultar a vida do empreendedor. Faremos uma análise técnica para entender o que pode ser feito”, esclarece. O secretário Záchia explicou que, em questão conceitual, a intenção das faixas azuis é dar agilidade e fluidez ao trânsito, mas não prejudicar o comércio.

Segundo o diretor-presidente da EPTC, a avenida Sertório atende por dia cerca de 40 mil pessoas. “Em média, são 850 viagens diárias. Estamos tentando solucionar problemas de trânsito, diminuir o índice de atropelamento e dar maior mobilidade à região. Podemos garantir neste momento que não iremos interferir na acessibilidade do comércio. Vamos reforçar a sinalização que permite acesso local e serviços. Se precisarmos fazer ajustes, faremos.”, destacou. Conforme Ramires, os clientes dos estabelecimentos não serão multados. A EPTC entregará uma alternativa para a região em duas semanas.

Circulação autorizada - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que no trecho da avenida Sertório, sentido bairro-Centro, entre rua Dona Margarida e a avenida Farrapos, está autorizada a circulação de veículos particulares para acesso local e aos comércios ou serviços, sem riscos de autuação.
 
O trecho faz parte do projeto de requalificação do corredor de ônibus e da construção de novas estações para o transporte coletivo na av. Sertório, em fase final de implantação. A circulação de veículos no percurso garante a acessibilidade de todos os modais. A sinalização passará por ajustes para garantir a informação segura aos usuários sobre o acesso permitido no local.
 
A EPTC seguirá o monitoramento do trânsito na região para otimizar a circulação, orientar a população e evitar transtornos. As informações são atualizadas pelo perfil no Twitter da empresa, em @EPTC_POA.

 

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes