Prefeitura recebe BNDES para dar largada ao projeto de revitalização do Cais Mauá

14/05/2021 14:04
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Projeto busca valorizar o entorno do Guaíba, transformando o Cais em um local que as pessoas possam usufruir

A prefeitura recebeu nesta sexta-feira, 14, a diretoria do BNDES e o Consórcio Revitaliza, responsáveis pelos estudos de revitalização do Cais Mauá. O desenvolvimento do projeto terá início imediato e busca valorizar o entorno do Guaíba, transformando, através de parceria público-privada, o Cais em um local que as pessoas possam usufruir.

O prefeito Sebastião Melo destacou que o governo do Estado e a prefeitura estão juntos para enfrentar este tema, que tem mais de 20 anos de discussão.

“Precisamos integrar a proteção do muro, a revitalização do Centro e a linha do metrô, por exemplo. Não estamos começando da estaca zero” - Prefeito Sebastião Melo.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que o governo do Estado e a prefeitura estão juntos para enfrentar este tema

De acordo com o chefe de departamento do BNDES, Osmar Lima, o projeto é emblemático. “Representa um ativo relevante para a cidade. Faremos um estudo de tudo que possa ser feito para devolver o Guaíba para Porto Alegre”, afirma. O grupo apresentou como referência Puerto Madero, em Buenos Aires, assim como portos na Polônia, Inglaterra e Irlanda.

São seis etapas, que vão desde a legitimidade do projeto até a mitigação de riscos. Assim que finalizado, o estudo será apresentado para investidores. Então ocorre a etapa licitatória para execução.

O vice-prefeito Ricardo Gomes reforça a importância do Cais Mauá. “A orla, que estava esquecida, está virando uma composição de trechos desenvolvidos. Não tenho dúvidas de que o Cais, aliado à gastronomia e ao cenário, irá oportunizar a revitalização do bairro."

Participaram do encontro também os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Parcerias, Ana Pellini, e adjunto, Jorge Murgas, do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, da Fazenda, Rodrigo Fantinel, adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, da Cultura, Gunter Axt, e da Comunicação, Flávio Dutra.

Manoela Tomasi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes