Relações Internacionais: ações devem atrair investidores e turistas

13/01/2021 12:24
Maria Ana Krack/PMPA
COMUNICAÇÃO
Sondermann projeta uma série de medidas para aumentar a visibilidade de Porto Alegre no mundo

Porto Alegre vai reativar uma importante ferramenta para colocar a cidade de volta ao mapa internacional. A Diretoria de Relações Internacionais, liderada pelo empresário e mestre em Comunicação, Ricardo Sondermann, projeta uma série de medidas para atrair novos investidores e turistas à cidade. “Temos que criar um ambiente favorável e com liberdade econômica para aumentarmos a nossa visibilidade no mundo”, afirma. A diretoria é subordinada ao Gabinete do vice-prefeito, Ricardo Gomes, responsável também pela retomada econômica da Capital.

Entre as principais propostas estão a criação de um Banco Intelectual de Talentos, em conjunto com universidades, headhunters e entidades de ensino como o CIEE. Segundo Sondermann, com as transformações no mercado de trabalho digital, que permitem as atividades remotas, a ideia é formar um banco de dados de profissionais e fornecer mão-de-obra local e de qualidade para todo o mundo. Outro projeto é o Poa Saúde, que deverá atrair pacientes para a área médica, como nos segmento de cirurgia plástica, transplante, check-ups e tratamentos de câncer. “Temos aqui em nossa cidade serviços médicos de alto nível, médicos de renome internacional e alguns dos melhores hospitais do Brasil. A prefeitura deve, então, atuar como fomentadora desses projetos de empresas ou entidades privadas do chamado turismo médico”, explica.

A retomada de convênios com organismos internacionais, a aceleração da construção de um Centro de Convenções e a revitalização do 4º Distrito também são projetos considerados prioritários pelo diretor de Relações Internacionais. “Como gestores públicos, não queremos ser protagonistas, e sim catalizadores”, acrescenta Sondermann.

Porto Alegre tem uma história de participação em eventos mundiais. Já integrou a ExpoChina, uma das maiores e mais influentes feiras do mundo, para ampliar as oportunidades de investimento e apresentar produtos e serviços de empresas porto-alegrenses ao mercado internacional; fez parte da rede Mercocidades, uma das mais importantes redes de governos locais da América do Sul e uma referência nos processos de integração regional e, atualmente, trabalha para sediar o Web Summit, a maior conferência de tecnologia do mundo.

Sondermann é empresário, administrador, consultor e editor de livros, mestre em Comunicação e autor do livro Churchill e a Ciência por trás dos discursos. Segundo ele, a Diretoria de Relações Internacionais irá atuar como prestadora de serviços, disponibilizando apoio técnico a todos os projetos das secretarias do governo municipal.

  

 

Ivani Schutz

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes