Vice-prefeito recebe as chaves do prédio da nova sede administrativa

03/03/2022 10:47

O vice-prefeito Ricardo Gomes recebeu, na manhã desta quinta-feira, 3, as chaves do prédio onde funcionará a nova sede administrativa do Executivo, na Travessa General João Manoel, 157, no Centro Histórico. Ele assinou o termo de imissão de posse. Em novembro de 2021, a prefeitura firmou um acordo com Habitasul, dando fim a um impasse jurídico e liquidando débitos tributários de cerca de R$ 24 milhões que a empresa tinha com o Município.

Com a mudança de endereço, a prefeitura economizará com aluguéis, além de aproximar os diversos órgãos municipais que hoje estão espalhados pela cidade. Segundo o vice-prefeito, o acordo contribui para enfrentamento de um problema histórico da gestão pública, que é a necessidade de locar prédios para acomodar os serviços.

“Vamos economizar em aluguel e ganhar em inteligência e agilidade no trabalho. Além disso, o Paço Municipal, onde hoje está o gabinete do prefeito e do vice, será liberado para se transformar em um grande centro cultural nos 250 anos da nossa cidadeâ€, destacou o vice-prefeito Ricardo Gomes.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) - primeira a se mudar para o novo endereço - estará ocupando as salas na próxima semana. Na sequência será a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP). Também ocuparão o prédio os gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, entre outras pastas. A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) trabalha para instalação de redes e outros processos necessários para a mudança.

O presidente do Conselho Grupo Habitasul, Péricles Pereira Druck, disse que este é um momento simbólico. "Vale registrar o profissionalismo, a determinação e a capacidade de diálogo e confiança das equipes da prefeitura e da Habitasul na condução das negociações, construindo soluções e superando dificuldades’’, afirmou. O grupo fez a doação de bibliotecas de estímulo à leitura e jurídica ao Executivo Municipal.

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner