Doação de livros reforça acervo da Escola de Gestão Pública
A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão começa o ano com um reforço no acervo. A instituição recebeu uma doação 43 livros de literatura da Biblioteca Municipal Josué Guimarães, da Secretaria Municipal da Cultura. A lista conta com obras como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, Fogo Morto, de José Lins do Rego, Chão de Meninos, de Zélia Gattai, e Mario Quintana Desconhecido, de Armindo Trevisan.
As doações ampliam o acervo de Literatura, que hoje conta com 920 exemplares no catálogo on-line. No total, o são aproximadamente três mil exemplares, que incluem obras de administração, gestão, gestão pública, publicações sobre a cidade de Porto Alegre, além de obras nas áreas de Psicologia, Filosofia, Sociologia e História, entre outros. Somente em 2019, a biblioteca teve uma circulação média de 1700 pessoas, contabilizou 671 empréstimos e cadastrou 93 novos usuários.
Além de atender servidores municipais e estagiários, o espaço é aberto à comunidade, que pode utilizá-lo para consulta no local. Uma das frequentadoras é a estudante de Biblioteconomia da Ufrgs, Letícia Dutra Schinoff, que costuma aproveitar as tardes para ler e preparar os trabalhos da faculdade. “É melhor para estudar, mais tranquilo”, conta Letícia, que também faz pesquisa de artigos e em periódicos para o trabalho de conclusão. Segundo ela, o espaço da biblioteca sempre fez parte da sua vida – seja para estudar ou para ler os livros e preparar os trabalhos da escola ou da graduação.
De acordo com a coordenadora da Escola de Gestão, Sirley Carvalho, a doação é importante na medida em que se acredita que a leitura literária aprimora o desenvolvimento integral do indivíduo nas suas dimensões pessoal e profissional. “Queremos ampliar e promover ações ao longo do ano que valorizem a leitura”, completa.
A Biblioteca da EGP/SMPG está localizada na rua Siqueira Campos, 1300 – 14º andar, sala G, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. A estrutura conta com espaço de estudo e leitura, computadores para acesso à Internet e consulta ao catálogo on-line ao acervo.
Taís Dimer Dihl