Loja de Atendimento ao Servidor é destaque na Carta de Serviços

03/02/2020 13:37
Eduardo Beleske/ PMPA
PLANEJAMENTO
Serviço funciona no andar térreo do Edifício Intendente Montaury, no Centro Histórico

A prestação de informações aos servidores municipais na Loja de Atendimento ao Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), no térreo do Edifício Intendente Montaury, é a sexta colocada na lista dos melhores serviços, com nota 4.1, na pesquisa sobre a Carta de Serviços de Porto Alegre. Já a secretaria é a segunda colocada, com nota 4.0 Entre as demandas atendidas, estão informações sobre vantagens e pagamentos (avanços, licenças, afastamentos e férias, por exemplo), cujo tempo médio de resposta é de quatro dias.

Instalada desde abril de 2012, a Loja de Atendimento ao Servidor é uma central com informações e serviços de todas as áreas e subsistemas de recursos humanos da administração municipal. Além do acolhimento presencial, a loja tem atendimento on-line. “A pesquisa nos mostra um reconhecimento importante para as equipes que atendem nossos servidores e para a Secretaria, que tem um importante papel de planejar e acompanhar os serviços entregues aos cidadãos e aos servidores ”, destaca a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro.

A média de atendimento presencial fica em aproximadamente 100 pessoas por dia. São servidores ativos e aqueles que não mais trabalham na prefeitura, mas buscam informações sobre seu histórico funcional, períodos de férias, 13º salário ou atestados, entre outras solicitações. Só em 2019, o número de atendimentos foi de 22.394 – dos quais 13.299 pelo modo presencial, 5.011 pelo telefone e 4.084 por e-mail. A equipe da loja ressalta que, para aprimorar o serviço, existem tratativas com a Loja da Fazenda para aquisição de um sistema de atendimento eletrônico, já em uso no local.

Sobre a Loja – a Loja de Atendimento ao Servidor fica no Edifício Intendente Montaury, na rua Siqueira Campos, 1.300, térreo, com atendimento das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. Entre os serviços mais requisitados, estão: abertura, encaminhamento e consulta de processos; dúvidas sobre margem consignável; inclusão/alteração de dados bancários; geração de senha do RH 24 horas; informações sobre pagamentos e vantagens dos servidores (avanços, licenças, afastamentos, férias etc).

Carta de Serviços – Atualmente, o catálogo eletrônico disponível tem 396 serviços registrados. Desses, 127 podem ser realizados pela Internet.  Além de os cidadãos poderem acessar todas as informações e solicitar serviços, é possível responder à Pesquisa de Satisfação. Para opinar sobre os serviços prestados por todas as secretarias e órgãos municipais e fazer sugestões de melhorias, basta acessar o site, localizar o item a ser avaliado e clicar em “Dê a sua opinião sobre o serviço”, informar o CPF e responder à pesquisa, que leva em torno de três minutos.

ranking com os serviços de maior e menor satisfação é atualizado em tempo real. A iniciativa cumpre o que determina a lei 13.460/2017, que prevê a proteção de defesa dos direitos da população e a qualificação dos atendimentos públicos municipais.

Eliane Iensen

Rui Felten