OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Na noite de quarta-feira, 9, ocorreu mais uma assembleia do Orçamento Participativo (OP) na Usina do Gasômetro. A temática Saúde e Assistência Social reuniu 247 pessoas para eleger os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto na área. O subtema mais votado foi a “Reforma e Ampliação de Unidades de Saúde”.
Durante a plenária, o prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais apresentaram as principais entregas do governo, o atendimento às demandas da temática nos últimos anos e a composição do orçamento da prefeitura, ouviram as falas da população e responderam aos seus questionamentos.
“Não há dinheiro para tudo. É preciso estabelecer prioridades e não tem ninguém mais autorizado para fazer essa priorização do que o nosso Orçamento Participativo. Não tem saída se não houver uma repactuação. O dinheiro vai para outro município, mas o paciente é atendido aqui. O que nós defendemos é que deveria vir para Porto Alegre. Em segundo lugar, defendemos que o Rio Grande do Sul tenha uma tabela SUS complementar, como vários estados possuem” - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, reforçou que a área tem sido uma prioridade no OP e isso se reflete nas entregas e nos projetos em andamento. “Estamos com o processo do pronto atendimento da Cruzeiro do Sul em fase avançada, a nova unidade do Jardim Leopoldina tem previsão de início ainda este ano e vamos começar a construção da nova US Mapa, na Lomba do Pinheiro. Além disso, há projetos integrados em outras regiões da cidade, como as quatro novas policlínicas previstas no compromisso de governo”, disse.
O tema da Assistência Social (Smas) foi apresentado pelo secretário Matheus Xavier, que abordou as ações voltadas ao atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Após as apresentações, o microfone foi aberto para dez manifestações da comunidade previamente inscritas, além das falas dos atuais conselheiros da temática Saúde e Assistência Social, Verônica Barreto e Margarida Gonçalves, que integraram a mesa de trabalho.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). Para o secretário Cassio Trogildo, a mobilização comunitária e a participação popular são cada vez mais valorizadas na Capital. “Mais do que definir as prioridades de investimento, o OP hoje é reconhecido pela gestão. Os conselheiros acompanham ativamente os projetos e ações, contribuindo em muitas áreas”, ressaltou.
Prioridades da plenária de investimento para 2026:
1º: Reforma e Ampliação de Unidades de Saúde - SMS
2º: Aquisição de Equipamentos e Material Permanente para os serviços de Saúde - SMS
3º: Construção, Reforma, Ampliação e Qualificação dos Espaços Casar Lar Atendimento de Idosos - Smas
4º: Bolsa Qualificação para as entidades prestadoras dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - Smas
Eleição de conselheiros da temática:
Chapa Única eleita por aclamação.
1º Titular - Margarida dos Santos Gonçalves
2º Titular - Verônica Barreto de Oliveira
1º Suplente - Fernanda Simões Pires
2º Suplente - Vendelino Gnewuch
Nesta quinta-feira, 10, será a vez da temática de Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental, também na Usina do Gasômetro, às 19h.
Calendário - As assembleias temáticas e a da Região Centro ocorrem na Usina do Gasômetro até 16 de julho. Após este período, são realizadas as demais reuniões regionais, até 11 de agosto, completando-se o ciclo com as seis temáticas e 17 regiões do OP. Os encontros ocorrem, durante a semana, a partir das 19h, e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil