Banner Programa Governo Digital, com foto dos prédios de Porto Alegre vistos do Guaíba ao fundo, em tons de roxo e laranja

Programa de Governo Digital

Projetos

O PGD é comprometido com a atuação articulada em rede, para impulsionamento das ações transversais entre os órgãos da administração pública municipal. Dentre as ações realizadas, destaca-se os projetos prioritários do PDTI – Plano Diretor de Tecnologias da Informação e Comunicação, que possuem viés de transformação digital. São eles:

Papel Zero 
O projeto foi construído para cumprir o desafio lançado pelo prefeito Sebastião Melo, durante o South Summit Brasil 2022: zerar o consumo de papel na administração pública municipal.
A proposta é a racionalização, sustentabilidade, eficiência e transformação digital de processos da Prefeitura com foco na redução do uso de papel, visando estimular a conscientização, a redução de desperdícios, a transição do meio físico para o meio digital, e a revisão e redesenho de procedimentos para promover a agilidade, a redução de burocracia e a melhoria de acesso a serviços públicos pelo cidadão.

Central do Cidadão (CzRM)
A Central de atendimento do Cidadão recebe e encaminha solicitações da população referente a serviços públicos prestados pelas instituições municipais através do aplicativo 156+POA, do site 156Web, do WhatsApp (51) 3433-0156 e do e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br, o atendimento é 24 horas e todos os dias. O projeto visa a implantação de solução omnichannel para amplificação e melhoria do sistema de Atendimento Digital Integrado (ADI) e unificado das solicitações, informações e reclamações dos cidadãos ao município, com acompanhamento em tempo real, e controle do andamento do pedido pelo cidadão, possibilitando rastrear a solicitação de prestação dos serviços públicos.

Licenciamento Expresso
Através do Decreto Municipal nº 19.741/2017 foi instituído o Licenciamento Expresso que simplifica e atualiza procedimentos administrativos para aprovação e licenciamento de habitações unifamiliares e licenças, visando acelerar o crescimento urbanístico da cidade. O projeto de automatização e integração possui o objetivo de garantir ao setor responsável uma ordem do fluxo de trabalho e a integração dos sistemas através de automações, melhorando e agilizando o serviço prestado.
A equipe de Licenças na hora, Licenças expressas e Licenciamento Expresso de Habitação Unifamiliar estão localizados na Rua Luiz Voelcker, 55, bairro Três Figueiras.

Plataforma de Gestão Educacional
Implantação de plataforma tecnológica integradora para gerenciar e agilizar processos na rede de ensino de Porto Alegre. Essa transformação digital educacional objetiva construir uma rede de ensino 100% digital, com pessoas e processos totalmente integrados, em tempo real. O uso da plataforma é viável para alunos e professores, rápido e intuitivo, no celular ou no computador.

Cercamento Eletrônico
A ideia é a segurança efetiva em toda a cidade. A primeira parte do projeto, já concluída, foi colocar câmeras de segurança nas entradas e saídas de Porto Alegre. A plataforma de vídeo analítico realiza a leitura das placas dos veículos e verifica a situação deles (se trata-se de veículo roubados ou licenciamento vencido, por exemplo). 
A segunda parte do cercamento eletrônico, também realizada, são câmeras instaladas estrategicamente para observar veículos roubados de outras localidades e sinalizar. 
A terceira etapa será de monitoramento onde teremos reconhecimento facial e alerta de cenas suspeitas.

Prontuário Eletrônico do Cidadão
Desenvolvimento de ferramenta digital que permite maior agilidade ao paciente para o agendamento de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas nas Unidades de Saúde, além de permitir a consulta dos resultados de exames de imagem e laboratoriais; acompanhamento das prescrições e medicamentos recebidos, bem como o acesso aos boletins de atendimento de consultas e internações hospitalares.

Portal da transparência 
De acordo com a Lei nº 12.527, sancionada em 2011, dá o direito aos cidadãos o acesso às informações públicas e é aplicada aos três poderes, são eles: dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O Portal de transparência da Prefeitura de Porto Alegre é um site de livre acesso, onde reúne informações da gestão do município.

GeoPortal 
A implantação de um GeoPortal visa criar, manter, integrar e disponibilizar geoinformações para subsidiar a Gestão do Território e a Elaboração de Políticas Públicas no Município de Porto Alegre e possibilitar o acesso aberto à informação.

Gestão da Rede Socioassitencial da FASC
Desenvolver e implantar um sistema informatizado, unificado e multiplataforma para coleta e gestão de informações para monitorar a execução das ofertas dos serviços socioassistenciais no município.

Escritório de Fiscalização
Criação do Escritório de Fiscalização, unificando todas as fiscalizações, hoje dispersas em diversos órgãos, sob gestão única, com a competência de coordenar e executar as ações de fiscalização e de vistorias de âmbito municipal.

REURB Digital
Implantação de sistema para agilizar os processos de reurbanização por meio da tecnologia digital, centralizando as informações sobre a situação das áreas a serem regularizadas e permitindo que o próprio morador envie sua documentação para legitimação fundiária.