PGM retoma área pública no bairro Bom Jesus

28/03/2022 16:20
Cesar Lopes / PMPA
PROCURADORIA GERAL
Ação integrada entre diversos órgãos públicos

A Procuradoria-Geral do Município (PGM), acompanhou, nesta segunda-feira, 28, cumprimento de mandado de demolição de um galpão de reciclagem irregular na Vila Bom Jesus, zona Leste da Capital. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e Município de Porto Alegre.

A desocupação foi realizada durante a manhã. No local, tinha muito acúmulo de lixo. “Havia uma questão ambiental importante. Tivemos êxito na ação, ajuizada em virtude de atividade irregular e problemas relacionados ao acúmulo de lixo”, explica a procuradora-geral adjunta de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente, Eleonora Serralta. Acompanharam a desocupação a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) e Brigada Militar.

Equipamentos públicos - No mesmo local, deverão ser feitas uma via, uma bacia de contenção e uma praça pública pela empresa Rossi Residencial. As obras são uma exigência do município em contrapartida ao empreendimento Central Parque. Em novembro do ano passado, um acordo feito pela prefeitura, Ministério Público e Rossi  formalizou  a alteração do traçado e gabarito (largura) da via e diminuição da área de praça. Com isso, poucas casas precisarão ser removidas, todas ocupações recentes. Pelo projeto original, 56 casas precisariam ser retiradas.

Sandra Denardin

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes