Capacitação de servidores deve qualificar concessão de aposentadorias no município

24/04/2023 08:33

Os servidores das unidades de Atendimento e de Concessão e Revisão de Aposentadorias recebem treinamento a partir desta segunda-feira, 24, para qualificar o atendimento ao segurado, principalmente em relação a orientações e abertura de processos de aposentadoria. 

“Nosso objetivo é prestar informações mais qualificadas para os servidores que procuram pelos serviços do Previmpa e, com isso, ter maior celeridade na conclusão da análise”, explica o diretor-geral do órgão, Fabiano Behlke.

Atualmente, cerca de 20% dos processos não são convertidos em aposentadoria por falta de instrução desde o início da tramitação. Parte por não apresentar os documentos necessários, ou por não cumprir os requisitos de tempo de contribuição ou de serviços; e parte por desistência do requerente que deseja saber apenas qual seria o valor do seu provento.

Aposentadoria - Existem, hoje, mais de 20 regras de aposentadoria no município de Porto Alegre. Caso a área de atendimento não consiga esclarecer todas as dúvidas do servidor sobre a qual norma ele tem direito, isso pode acarretar uma solicitação que nem sempre é a mais adequada. “A iniciativa parte da percepção de que o servidor que presta atendimento ao segurado deve estar devidamente instrumentalizado para melhor orientação e assessoramento na abertura de processos”, completa Behlke.
 

Elisandra Borba

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes