Previdência: encontro com mercado financeiro promove troca de experiência entre os gestores

05/05/2023 08:55

Na última quarta-feira, 3, ocorreu o primeiro “Bate Papo com o Mercado”, evento promovido pelo Previmpa, a autarquia responsável pelo regime próprio de previdência de Porto Alegre. A iniciativa teve como propósito promover o diálogo entre os regimes próprios de previdência (RPPSs) do Rio Grande do Sul e a BGC Liquidez, uma das maiores corretoras independentes de investimentos no segmento institucional do Brasil. Neste primeiro encontro, a temática foi “títulos públicos”.

Fabiano Behlke, diretor-geral do Previmpa, realça a importância de eventos do tipo para os sistemas previdenciários do estado. “Além das atualizações sobre o cenário atual do mercado financeiro, também é uma oportunidade de aprendizagem e troca entre os próprios institutos de previdência dos municípios da nossa região".

Com a participação de mais de nove RPPSs e de uma Fundação de Previdência Complementar, o evento reuniu aproximadamente 30 gestores de investimentos. Os RPPSs participantes foram, além do Previmpa, o Estado do Rio Grande do SUL (IPE-RS), e os dos municípios de Alvorada, Pelotas, Bento Gonçalves, Viamão, Venâncio Aires e Canoas. 

Daniel Leal, macro estrategista da BGC Liquidez, iniciou o evento abordando os conceitos primários da dívida pública. Foi apresentada a sistemática do financiamento deste tipo de investimento, as principais características dos títulos públicos e os principais fatores que impactam o seu preço, além de uma análise quanto ao desempenho dos títulos, sua rentabilidade e os aspectos positivos quanto a marcação na curva no atual momento.

Na sequência, Dalvin Souza, chefe da Unidade de Investimentos do Previmpa, apresentou a gestão de carteiras de renda fixa, explicando formas eficientes de realizar investimentos na área. O encontro também contou com a participação de Marcelle Cadilhe, sales institutional da BGC Liquidez, que explicou como ocorre o processo operacional da aquisição direta de títulos públicos.

Ana Plá (estagiária) / Supervisão: Elisandra Borba

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes