Previmpa reduz estoques de processos de aposentadoria em 56% em 2023

05/01/2024 10:25

Em 2023, o Departamento Municipal de Previd√™ncia dos Servidores P√ļblicos do Munic√≠pio de Porto Alegre (Previmpa) reduziu em 56% o estoque de processos de aposentadoria, baixando de 620 pedidos em janeiro do ano passado para 270 em dezembro, al√©m de receber novos pedidos.

‚ÄúO comprometimento da equipe do Previmpa, associado a iniciativas simples e eficientes, resultaram em uma substancial diminui√ß√£o do estoque de processos de aposentadoria e tamb√©m fortaleceram a efici√™ncia e a transpar√™ncia nos procedimentos previdenci√°rios do Previmpa‚ÄĚ, explica o secret√°rio municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

Entre as a√ß√Ķes realizadas para melhorar a efici√™ncia do departamento est√° o monitoramento estrat√©gico, incluindo ajustes legislativos necess√°rios para otimizar o fluxo; o processo de concess√£o passou por um redesenho, com ajustes nas rotinas preliminares e a implementa√ß√£o de pontos de controle por etapas, visando efici√™ncia e celeridade; al√©m de aumento no quadro e na capacita√ß√£o de pessoal.

O Previmpa também realizou uma aproximação com as áreas de Recursos Humanos da prefeitura, aplicando prazos legais para atendimento às demandas dos processos de concessão e com o Tribunal de Contas do Estado, com intuito de otimizar os processos de concessão de benefícios nos sistemas exigidos após a reforma da previdência.

‚ÄúEstamos comprometidos em aprimorar nossos servi√ßos em benef√≠cio dos segurados e da gest√£o respons√°vel dos recursos previdenci√°rios municipais. Nosso objetivo √© n√£o ter mais estoque de processos e estamos trabalhando fortemente nisso‚ÄĚ, completa o diretor-geral adjunto do Previmpa, Wilson Ramos.

Ele lembra que o retorno da simulação on-line de cálculos, reduzindo a necessidade de abrir novos processos apenas para esse propósito, além da concessão do protocolo de aposentadoria, exclusivamente de forma presencial, para evitar indeferimentos devido à falta de documentação.

Elisandra Borba

Cristiano Vieira