Agendamento de consultas pelo 156+POA quadruplica em 2022

12/01/2023 12:46

O número de consultas agendadas mensalmente nas unidades básicas de saúde pelo aplicativo 156+POA cresceu de forma exponencial no ano de 2022. A funcionalidade garante mais facilidade e agilidade aos pacientes, evitando idas desnecessárias às unidades para o procedimento. No total, foram 131,1 mil agendamentos no ano passado.

Em janeiro de 2022, o número foi de 3.699 marcações, estatística que cresceu ao longo do ano, chegando a 10.473 agendamentos em junho e encerrando o ano com mais de 15 mil agendamentos em dezembro, registrando um crescimento de 312% comparando o primeiro ao último mês de 2022. A funcionalidade está disponível desde 2021, quando foi implementado no 156+POA pela Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Segundo a presidente da Procempa, Leticia Batistela, o número recorde mostra a adaptação do cidadão aos serviços digitais oferecidos pela prefeitura. "Cada vez mais, as pessoas utilizam os recursos digitais disponíveis para simplificar e agilizar as suas vidas, demonstrando o impacto que uma cidade inteligente tem no cotidiano de cada morador de Porto Alegre", aponta Leticia.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destaca que a ferramenta tem se tornado primordial, principalmente no período de pandemia. "Com o agendamento de consultas é possível reduzir o número de pacientes em salas de espera e dar mais tranquilidade para o cidadão ao se deslocar para o serviço de saúde", salienta Mauro.

Prontuário Eletrônico do Cidadão - Por meio do aplicativo 156+POA, o cidadão pode agendar consultas médicas, de enfermagem e odontológicas nas 132 unidades de saúde da Capital, disponíveis para o horário de atendimento padrão (8h às 18h) ou noturno (18h às 22h). Também inclui acesso ao histórico de saúde e de medicações, disponibilidade de medicamentos, informações sobre vacinação, entre outras opções. O aplicativo está disponível para celulares nos sistemas Android e IOS.

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Cristiano Vieira