Alunos do Projeto Pescar da Procempa iniciam aulas do módulo de empreendedorismo

12/09/2023 17:29

A turma do Projeto Pescar da Unidade Procempa visitou a NTConsult, empresa ga√ļcha de desenvolvimento de software, na tarde desta ter√ßa-feira, 12. A empresa ser√° respons√°vel por ministrar o m√≥dulo de empreendedorismo do curso, que tem como objetivo desenvolver as habilidades e compet√™ncias dos jovens para ingressarem no mercado de trabalho.

O módulo de empreendedorismo teve início há duas semanas com uma visita ao Tecnopuc, o parque científico e tecnológico da PUCRS. Este módulo abrange uma série de atividades práticas, incluindo a concepção, validação, segmentação e modelagem de empreendimentos. "Cada passo dado pelos jovens abre um vasto leque de possibilidades diante deles, permitindo que descubram quais áreas despertam mais seu interesse. Empreender é o ato de descobrir e maximizar a vocação individual de cada um", declarou Leticia Batistela, presidente da Procempa.

A visita √† NTConsult foi a primeira de uma s√©rie de cinco encontros que acontecer√£o na sede da empresa. Durante esses encontros, os alunos receber√£o orienta√ß√Ķes e mentorias para elaborar seus pr√≥prios projetos de neg√≥cio, que ser√£o apresentados na Pitch Week do Tecnopuc, um evento que re√ļne empreendedores, investidores, mentores e especialistas para avaliar os projetos dos participantes. Tamb√©m est√£o previstas outras visitas aos principais hubs de tecnologia e inova√ß√£o da Capital. "Conseguimos vislumbrar nestes jovens o futuro da nossa sociedade, e est√° no nosso DNA fomentar o crescimento e desenvolvimento de profissionais dentro do mercado de trabalho", ressaltou Heitor Mercio, Team Leader do NTLabs.

Os alunos do Projeto Pescar da Unidade Procempa est√£o seguindo os passos da turma do ano passado, que tamb√©m realizou o m√≥dulo de empreendedorismo e apresentou dois projetos no Startup Garage do Tecnopuc. Um deles foi a Code Pack, uma escola virtual de programa√ß√£o que oferece cursos on-line e gratuitos para jovens de baixa renda. O outro foi o Nupente, uma plataforma digital que conecta empresas e organiza√ß√Ķes sociais para facilitar a doa√ß√£o de recursos financeiros.

Para Santiago Pavani Dias, educador social do Projeto Pescar, o módulo de empreendedorismo proporciona aos jovens uma experiência enriquecedora de criação. "Os jovens se envolvem ativamente em todas as etapas do processo de empreender, desde a concepção inicial até o desenvolvimento e a concretização de suas próprias ideias que serão apresentadas ao final do projeto", destacou Dias.

Murilo Rodrigues (estagi√°rio) / Supervis√£o: Liana Rigon

Gilmar Martins