Equipe técnica da Procempa orienta consulta pública para modernizar a Central do Cidadão

18/05/2021 10:28

A Procempa atua como um órgão de apoio e orientação no processo de consulta pública realizado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) para aquisição de tecnologia que irá interligar todos os canais de atendimento do Município, modernizando e qualificando a comunicação entre o Executivo e o cidadão. Há cerca de um mês, equipe da empresa vem identificando as melhores alternativas tecnológicas para a Central do Cidadão e apontando as possibilidades de integração com os sistemas e bancos de dados existentes.

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, ressalta a importância da participação da empresa de tecnologia de Porto Alegre no processo. "Temos o conhecimento dos sistemas públicos implantados, da complexidade e do histórico do nosso cliente”, observa. “Estamos atuando para garantir que soluções adquiridas no mercado se integrem aos sistemas legados, gerando informações relevantes e seguras à gestão pública”, completa.

“A participação do nosso time é de extrema relevância, pois dá segurança à gestão municipal quanto à integração e continuidade dos sistemas e serviços”, ressalta a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler. Os referenciais técnicos do edital publicado para o chamamento aos fornecedores serão definidos pela companhia, em conjunto com a secretaria. Após a contratação, o acompanhamento da prestação do serviço também será feito com a supervisão da Procempa.

Nessa segunda-feira, 17, ocorreu uma audiência pública virtual sobre o tema aberta à população. Em abril, foi realizada uma consulta pública com empresas fornecedoras de tecnologia de várias regiões do país. O secretário Gustavo Ferenci também promoveu uma série de reuniões virtuais com cidades que possuem experiência e modelos de cases inteligentes para compartilhar com a capital gaúcha.

A secretária adjunta Municipal da Transparência e Controladoria, Luciane Rache, destaca o apoio da Procempa. “Tivemos um acompanhamento impecável da companhia, questionando de maneira muito assertiva e colaborativa a todos os fornecedores, bem como apresentando caminhos e possibilidades para integrações”, salientou.
 
Projeto - A prefeitura possui estratégias diferentes para cada um dos canais utilizados (#EuFaçoPoa; 156 Web; Call Center). Porém, eles atuam de maneira independente, ou seja, de forma não integrada. Dos 452 itens da Carta de Serviços por exemplo, somente 154 podem ser solicitados on-line. Com a Central do Cidadão, a prefeitura vai migrar para um sistema omnichannel (que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento do público-alvo), com foco na experiência do usuário. Para que isso ocorra, todos os canais deverão funcionar de forma integrada, garantindo que o usuário seja capaz de usar o melhor de cada um dos canais durante a sua interação com os órgãos.

 

Liana Rigon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes