Ministério Público arquiva processo relacionado a presidente da Procempa

10/12/2021 10:38
Alex Rocha/PMPA
PROCEMPA
Letícia Batistela assumiu a gestão da Procempa no início deste ano

Nesta quinta-feira, 9, foi encaminhado o arquivamento da recomendação para o afastamento da atual presidente da Companhia, Letícia Batistela. A recomendação havia sido publicada pelo Ministerio Público de Contas e MPRS no dia 6 de outubro.

Após esclarecimentos prestados pela Procempa, por meio do seu Conselho de Administração, pela Procuradoria Geral do Município e pela presidente, houve o entendimento de que as informações constantes na denúncia não mereciam prosseguir. Para Letícia, a fiscalização de órgãos de controle é fundamental e a Procempa, como empresa pública, não foge à regra. “Me tranquiliza chegarmos ao final deste processo com o entendimento de que minha trajetória profissional na área de inovação não é impedimento para assumir cargos na área pública, encorajando também outros tantos profissionais que temos na nossa cidade”, aponta Letícia. 

A recomendação de afastamento estava embasada no vínculo com a Assespro, desligamento que já havia sido solicitado por Letícia ainda antes da recomendação, em setembro de 2021, além da sua presença na diretoria da Federasul e também atuação em escritório de advocacia, que desde sua posse na presidência está inativo. 

“Por entender fundamental a participação e estímulo ao associativismo, prática marcante em minha trajetória profissional, atualmente integro a Diretoria da Associação Nacional de Cidades Inteligentes (Anciti)”, observa Letícia. Formada exclusivamente por empresas públicas, a associação tem o objetivo de cooperar no relacionamento entre as entidades municipais de TIC de todo o Brasil. “Ao longo de minha trajetória profissional, sempre atuei e acreditei no associativismo, fazendo questão de participar de entidades sérias e capazes de promover o desenvolvimento econômico e social por meio da tecnologia e da inovação”, observa.

 

Liana Rigon

Lucas Barroso