Procempa apresenta novo hub de inteligência artificial

28/03/2023 12:22

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) apresentou nesta segunda-feira, 27 de mar√ßo, durante o Pr√™mio Inova√ß√£o Porto Alegre 2022, o Smart Cities AI Hub, novo hub de intelig√™ncia artificial voltado para a √°rea p√ļblica.¬†Clique aqui para saber mais e colaborar.

Desenvolvido por meio do Procempa Smart Lab em parceria com o Navi - Hub de Intelig√™ncia Artificial do Tecnopuc e do Gabinete de Inova√ß√£o do Programa de Governo Digital de Porto Alegre, o Hub Colaborativo de Intelig√™ncia Artificial para a √Ārea P√ļblica visa promover a melhoria cont√≠nua de servi√ßos p√ļblicos envolvendo intelig√™ncia artificial.

Segundo Leticia Batistela, presidente da Procempa, o Hub representa um marco significativo para a transforma√ß√£o tecnol√≥gica de Porto Alegre. "Por meio desta parceria, reafirmamos o potencial da nossa cidade em se tornar um modelo de cidade inteligente no mundo todo. Este √© um avan√ßo importante em dire√ß√£o ao desenvolvimento de solu√ß√Ķes inovadoras que aprimorar√£o os servi√ßos p√ļblicos e a qualidade de vida dos cidad√£os, trabalhando junto a ele para desenvolver e melhorar cada tecnologia", declarou¬†Leticia.

Por meio do uso de redes neurais, o Smart Cities AI Hub √© capaz de identificar padr√Ķes complexos em imagens, v√≠deos e outros tipos de dados, permitindo o desenvolvimento de solu√ß√Ķes personalizadas para setores como sa√ļde, gest√£o p√ļblica, seguran√ßa p√ļblica e urbanismo. O hub √© colaborativo e permite que os participantes enviem dados para auxiliar no treinamento e aprimoramento dos modelos existentes, bem como proponham novos modelos para serem inclu√≠dos como servi√ßo na plataforma.

"Esta iniciativa √© um grande avan√ßo em nosso compromisso de promover a inova√ß√£o e a transforma√ß√£o digital em Porto Alegre. Investindo no desenvolvimento de solu√ß√Ķes personalizadas para diferentes setores, o Hub tem tudo o que √© preciso para impulsionar o ecossistema de inova√ß√£o e tecnologia da cidade, com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida da popula√ß√£o. Convidamos outras cidades a se juntarem a n√≥s nessa jornada rumo a um futuro mais inteligente e inovador", disse o secret√°rio de Inova√ß√£o de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto.

O Smart Cities AI Hub sinaliza um passo em dire√ß√£o √† moderniza√ß√£o dos servi√ßos p√ļblicos e √† melhoria da qualidade de vida da popula√ß√£o de Porto Alegre. A colabora√ß√£o entre empresas, universidades e governos permite o desenvolvimento de solu√ß√Ķes para enfrentar os desafios dos munic√≠pios. Al√©m disso, outras cidades s√£o incentivadas a participar para contribuir com suas experi√™ncias e conhecimentos, a fim de avan√ßar no aprimoramento dos servi√ßos p√ļblicos e qualidade de vida dos cidad√£os.

Para o CEO da Navi, Rodrigo Leal, aceitar o convite para participar do projeto em 2021, quando a tecnologia ainda n√£o estava t√£o avan√ßada, foi um desafio.¬†"√Č uma honra fazer parte deste projeto. Estamos entusiasmados, pois √© algo que ter√° um impacto significativo na cidade e na sociedade como um todo",¬†afirmou¬†Rodrigo.

Murilo Rodrigues (estagi√°rio) / Supervis√£o: Liana Rigon

Cristiano Vieira