Procempa assina termo de cooperação com Hub de Inteligência Artificial do Tecnopuc

28/02/2023 18:03
Pedro Piegas / PMPA
Procempa
Iniciativa fortalece ecossistema de inovação em Porto Alegre

Na tarde desta terça-feira, 28, a Procempa (Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre) e o Navi - Hub de Inteligência Artificial do Tecnopuc assinaram termo de cooperação com o objetivo de atuarem juntos na identificação de soluções inovadoras para a cidade por meio da Inteligência Artificial (IA). No evento, a Procempa também apresentou o Procempa SmartLab - Laboratório de Inovação da Companhia. 

A parceria com o Navi, além de conectar a Procempa com o ecossistema da inovação de Porto Alegre e especialmente ao setor de IA, beneficia também ações da prefeitura relacionadas com o Programa de Governo Digital, liderado pelo Gabinete da Inovação, que conta com a participação de secretarias municipais do Planejamento e Assuntos Estratégicos e da Transparência e Controladoria. 

Para o titular da SMPAE, secretário Cezar Schirmer, a inteligência artificial deixou de ser uma hipótese e hoje representa uma alternativa viável para as mais diferentes áreas. “Trata-se de uma realidade na iniciativa privada e também no setor público. Precisamos investir nesse tipo de tecnologia, sempre com foco na melhoria da vida dos cidadãos. Parceiros como o NAVI são estratégicos para que possamos elevar a qualidade dos serviços prestados pela a Procempa, tornando-a uma referência em inovação a serviço da comunidade”, afirmou.

No evento, a Procempa apresentou iniciativas de IA já desenvolvidas pela companhia, como, por exemplo, o Olho Mágico, que identifica se a pessoa está utilizando máscara facial, e o Hórus, que ajuda a identificar placas de veículos. Além disso, também foi apresentado a solução de IA que analisa a qualidade do pavimento das ruas da cidade e já está sendo testada com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, destacou a importância da parceria. "É mais um passo para fomentar soluções cada vez mais inovadoras para tornar Porto Alegre um exemplo de transformação tecnológica, provendo serviços de alta qualidade para o cidadão. Já temos projetos em construção e com muitas expectativas para o que poderemos alcançar com esta parceria", ressalta Letícia. 

Rodrigo Leal, líder do Navi, apontou que “esta aproximação vai ao encontro do nosso propósito, de beneficiar a cidade por meio do potencial de cada ator envolvido, cada um explorando seus ativos e colaborando”, aponta. Leal apresentou o Navi, que conecta empreendedores, corporações, investidores e pesquisadores para fomentar startups com apoio da Inteligência Artificial. Ele também apresentou a Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (RAIES), projeto que busca soluções para instituir políticas de desenvolvimento da IA ética e segura. 

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, secretário municipal de Inovação de Porto Alegre, apontou que este movimento de cocriação e colaboração é o grande responsável pelos bons resultados no nosso ecossistema. “Temos cada vez mais usufruído do potencial de cada ator da nossa rede de parceiros, gerando entregas efetivas ao cidadão e reposicionando a maneira como oferecemos serviços públicos”, afirma.

Procempa SmartLab – O Laboratório de Inovação da Procempa, apresentado no evento, surge como um hub soluções inovadoras, tanto incrementais quanto disruptivas, desenvolvendo e agregando projetos que contribuam para a consolidação de um governo digital e de uma cidade inteligente. A atuação contempla a conexão intensiva com o ecossistema de inovação, além de ser um ambiente para desenvolvimento e aprimoramento de soluções desenvolvidas pela Procempa, bem como um integrador de soluções externas.

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes