Procempa automatiza notificações de dengue para a Vigilância Sanitária

30/10/2024 13:46

A Procempa, empresa pública de tecnologia da informação e comunicação de Porto Alegre, desenvolveu uma solução inovadora para agilizar o combate à dengue na capital gaúcha: um bot que automatiza a inserção de dados do sistema Sentinela no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). Essa iniciativa, resultado da parceria entre a Procempa e a Vigilância Sanitária municipal, garante informações precisas e em tempo real sobre os casos da doença, contribuindo para a análise epidemiológica e o controle da dengue em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

O Sentinela, criado pela Procempa em 2020, otimizou a notificação de casos de dengue por hospitais e unidades de saúde. No entanto, a inserção manual dessas notificações no Sinan gerava atrasos e defasagem nos dados em nível nacional. Para solucionar este problema, a Procempa desenvolveu o bot, que simula as ações de um operador humano, lendo os dados do Sentinela e inserindo-os automaticamente no Sinan.

Com o bot processando entre 600 e 800 notificações diárias, a automação garante a atualização constante dos números, eliminando o trabalho manual e liberando a equipe da Vigilância Sanitária para se dedicar a ações estratégicas de combate à doença.

"A Vigilância Sanitária está muito satisfeita com essa novidade, que garante a precisão das informações e agiliza o processo de notificação", afirma Cleo Lisboa, supervisor técnico da área responsável pelos sistemas de saúde. "Essa automação representa um grande avanço", complementa.

Para Evelise Tarouco da Rocha, diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Vigilância Sanitária (UVS), a automação permite fornecer dados mais rápidos e precisos sobre a dengue, beneficiando a análise epidemiológica na Capital e no estado. "O desenvolvimento desse bot representa uma solução eficaz para um desafio significativo enfrentado pela Vigilância", destaca.

O desenvolvedor do bot, Pedro André Winderl de Carvalho, analista da Procempa, ressalta a importância do trabalho para os cidadãos de Porto Alegre. "Estamos ajudando a Vigilância Sanitária a reduzir o tempo de notificação dos casos, permitindo que a equipe utilize esse tempo para promover melhorias para a população".

 

João Queiroz (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Gilmar Martins