Conteúdos relacionados a: dengue

Saúde atualiza situação da dengue na cidade

Das 3.850 notificações de suspeitas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, 2.159 casos autóctones da doença foram confirmados. Infestação recua com a baixa da temperatura da última semana.
25/05/2022 11:34

O Boletim Semanal sobre Arboviroses divulgado na terça-feira, 24, pela Secretaria Municipal de Saúde, informa a confirmação de 2.159 casos autóctones de dengue em Porto Alegre em 2022 e dois óbitos devido à doença. Os dados estão sujeitos à revisão e incluem informação até o dia 21 de maio. 

No total, foram notificadas para a Vigilância Epidemiológica da SMS 3.850 suspeitas de dengue entre moradores da Capital, dos quais 2.252 (58,5%) foram confirmados. Do total de casos, 92 foram importados (infecções contraídas fora de Porto Alegre) e 2.159 contaminações na cidade. Em relação à chikungunya foram notificadas seis suspeitas, das quais cinco foram descartadas e um caso, importado, foi confirmado. De zika, foram duas notificações de suspeita, ambas descartadas em exames laboratoriais. 

Além da confirmação dos casos, o Boletim da Semana Epidemiológica 20 traz dados sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, resultantes do monitoramento do Aedes feito pela prefeitura. Nesta semana, foram observados cinco bairros da cidade de Porto Alegre com alta infestação de mosquitos, dez em situação de alerta, nove bairros com infestação moderada e 21 bairros com infestação baixa. A baixa da temperatura registrada na semana de análise contribuiu com a diminuição da infestação vetorial na cidade. 

Os dados estão sujeitos a revisão em virtude da permanente qualificação e podem ser conferidos no Painel de casos de Dengue, Zika e Chikungunya, neste link (https://pentaho-pmpa.procempa.com.br/pentaho/api/repos/%3Apublic%3ASMS%3AIndicadores%3ADengue%3Adengue.wcdf/generatedContent).

Confira os cuidados em pátios e imóveis, além de cuidados individuais, no site Onde está o Aedes.