Casos de dengue são revisados e Capital permanece sem confirmações em 2026
Porto Alegre não tem casos confirmados de dengue em 2026. A revisão dos dados foi divulgada em boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira, 13, pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Os dois casos confirmados divulgados em 28 de janeiro foram revisados e reclassificados como casos prováveis, pois tratava-se de casos reagentes somente em exame de triagem. Os dados divulgados no boletim epidemiológico são parciais e estão sujeitos a revisão.
A enfermeira Raquel Rosa explica que, segundo o Ministério da Saúde, caso suspeito de dengue é aquele em que a pessoa mora ou viajou, nos últimos 14 dias, para área com transmissão da doença ou presença do vetor Aedes aegypti e apresenta febre entre dois e sete dias, acompanhada de pelo menos dois sintomas, como dor de cabeça, dores musculares ou articulares, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele, ou resultado positivo na prova do laço. Casos prováveis correspondem aos suspeitos, excluídos os descartados.
A enfermeira ressalta a importância de que todas as suspeitas sejam notificadas formalmente pelos serviços de saúde. Raquel também orienta que pessoas com febre acima de 38 °C acompanhada de dor de cabeça e dores no corpo procurem atendimento. “Febre, dor no corpo e dor de cabeça foram os principais sintomas relatados em 2024 por pessoas com confirmação de dengue”, afirma. Quem tiver viajado antes do início dos sintomas deve informar o deslocamento durante o atendimento médico.
Mosquitos - O monitoramento da infestação de mosquitos Aedes aegypti feito pela prefeitura indica população alta na cidade. A situação nos bairros monitorados com armadilhas pode ser acessada neste link.
Porto Alegre se encontra no estágio Mobilização do plano de contingência de arboviroses (doenças transmitidas por insetos). Neste estágio, o plano prevê divulgação de boletim epidemiológico com periodicidade mensal. O plano apresenta quatro estágios de monitoramento: normalidade, mobilização, alerta e emergência.
Para outras informações sobre o monitoramento do mosquito Aedes aegypti na cidade, acesse o site Onde Está o Aedes?.
Medidas importantes de prevenção:
Evite água parada
Descarte o lixo corretamente
Verifique se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas
Limpe as calhas e coloque telas nos ralos
Trate a água das piscinas
Evite deixar água parada em piscinas plásticas
Lissandra Mendonça