Mapa do Aedes
No mapa acima, acompanhe em tempo real a condição das armadilhas de monitoramento. Cada círculo é uma armadilha. Armadilha com fundo azul aguarda vistoria; verde, não houve captura de fêmeas de Aedes aegypti na semana; amarela, uma fêmea; laranja, duas fêmeas; e vermelha, três fêmeas ou mais.
Infestação
Entre os dias 01/09 e 07/09/2024 (semana epidemiológica 36/2024), o Índice Médio de Fêmeas de Aedes aegypti (IMFA) esteve no nível SATISFATÓRIO, com índice 0,03 (Gráfico abaixo). Foram coletadas 23 fêmeas em 22 armadilhas das 850 vistoriadas, representando 2,58% das armadilhas positivas para o mosquito.
Clique no Gráfico abaixo para visualização ampliada.
*Utilizamos a definição de caso importado conforme o Guia para Investigações de Surtos ou Epidemias, do MS, de 2018, que estabelece que o caso é importado quando contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico. A contabilização de casos importados feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre diferencia casos importados que são de munícipes, ou seja, residem em Porto Alegre, de casos nos quais os infectados não residem na cidade, portanto pode haver diferença de casos importados nos nossos meios de divulgação.
Acompanhe a situação do IMFA nos bairros monitorados com armadilhas aqui.
Acompanhe no vídeo a evolução da infestação vetorial em Porto Alegre, até 29 de junho:
Monitoramento dos bairros das semanas epidemiológicas anteriores: SE01, SE02, SE03, SE04, SE05, SE06, SE07, SE08, SE09, SE10, SE11, SE12, SE13, SE14, SE15, SE16, SE17, SE23, SE24, SE25, SE26 , SE27, SE28, SE29, SE30, SE31, SE 32, SE33, SE34 e SE35.
Monitoramento dos bairros das semanas epidemiológicas de 2023.
Para compreender os conceitos de índices de infestação clique aqui.
Acesse o Boletim Informativo da Dengue #24/24 - SE 1 a 35
Para edições anteriores, acesse esta seção do site.
Para saber mais sobre dados da dengue na cidade, acesse o BI de Arboviroses da cidade. Explore a ferramenta clicando na imagem.
Clique no mapa abaixo e compare a situação da semana atual com o mapa das quatro semanas anteriores.
Como usar o mapa:
O mapa possui dez camadas que podem ser vistas separadamente ou em combinações de duas ou mais.
Para navegar no mapa, utilize o mouse para arrastar em todas as direções e obter um zoom.
Na legenda do mapa, à esquerda, habilite e desabilite a camada desejada clicando no marcador que se encontra ao lado do título de cada camada.
Selecione as camadas desejadas, dê um zoom no mapa e clique nos círculos para obter informações sobre casos e coletas nas armadilhas ou dê um clique dentro da área das divisões territoriais. As informações são referentes à camada que estiver selecionada.
Para fazer uma busca, por endereço, nome de Unidade de Saúde (US), locais com casos de dengue, bairros, etc:
clique na lupa que se encontra à esquerda superior do mapa, junto à legenda;
ao clicar na lupa, surgirá o espaço para digitação;
digite a informação desejada;
dê um clique em cima do resultado da busca; o mapa fará um zoom no local.