Em dúvida sobre os sintomas?
Caso você tenha viajado para local de transmissão viral, ou more em área com confirmação de casos de dengue, zika ou chikungunya, e perceba diferença em seu estado de saúde, fique atento aos sintomas das doenças, que podem ser parecidos com outros agravos.
Caso o que você sinta seja compatível com as doenças, procure atendimento médico. E não esqueça de informar ao profissional de saúde o histórico de viagem ou a confirmação de casos das doenças próximo de sua residência ou local de trabalho ou estudo.
Se houver suspeita, o profissional deverá fazer uma notificação desta suspeita à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Coordenadoria de Vigilância em Saúde municipal.
Em caso de necessidade, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde farão contato com você, para prestar orientações e indicar procedimentos complementares necessários.
Atendimento na atenção primária
O tratamento é oferecido pelo SUS. Os cidadãos de Porto Alegre têm uma unidade de referência na rede de Atenção Primária de Saúde. A referência é pelo endereço do domicílio.
Se você não sabe qual a sua unidade de referência, pesquise no mapa e siga estes passos:
- Clique na lupa, em cima, à esquerda, e digite seu endereço.
- Aperte a tecla Enter, no teclado.
- Seu endereço ficará marcado como um ponto vermelho no mapa.
- Clique em qualquer área próxima ao ponto e, à esquerda, abrirá a tela com o nome da US de referência.
A informação também está disponível no Serviço Fala Porto Alegre, telefone 156, ou no portal da Prefeitura.