FAQ do monitoramento do mosquito

• As armadilhas

As armadilhas do sistema de monitoramento inteligente do Aedes (MI Aedes) estão localizadas em mais de 40 bairros da cidade.

• Como foram escolhidos os bairros? Se eu quiser ter uma armadilha em minha casa, eu posso?

Entre 2012 e 2014, quando o sistema estava em testes, foi definido que as armadilhas seriam colocadas em locais mais vulner√°veis para a ocorr√™ncia da dengue, conforme preconizado pelo Minist√©rio da Sa√ļde. Dentro do bairro, as armadilhas s√£o distribu√≠das em um raio de 250 metros entre uma armadilha e outra.

Por estes crit√©rios n√£o √© poss√≠vel que as armadilhas sejam instaladas por iniciativa do morador. Com o passar do tempo outros crit√©rios foram inclu√≠dos no estudo. Caracter√≠sticas do bairro, adensamento populacional, ocorr√™ncia de casos s√£o alguns dos fatores que comp√Ķem a matriz.

• Onde √© colocada a armadilha?

Na área externa de imóveis residenciais e comerciais.

• Quem faz a vistoria da armadilha?

Um Agente de monitoramento designado pela empresa Ecovec Rentokil que presta servi√ßo para a¬†Secretaria Municipal de Sa√ļde. D√ļvidas sobre a equipe de agentes de monitoramento, contatar o 156 da prefeitura de Porto Alegre.

• Com que frequ√™ncia a armadilha √© vistoriada?

As armadilhas são vistoriadas semanalmente, tendo em vista que a larva pode chegar à fase adulta num período de 7 a 10 dias.

• A armadilha √© um m√©todo de combater os mosquitos?

N√£o. Ela √© um m√©todo de monitoramento, vigil√Ęncia. Fornece uma amostra de como est√° a presen√ßa do vetor na √°rea. N√£o captura todos os mosquitos do bairro, mas indica um grau de infesta√ß√£o.

• O que a prefeitura faz com estas informa√ß√Ķes?

Por meio das informa√ß√Ķes extra√≠das dessa plataforma, √© poss√≠vel conhecer a quantidade de mosquitos de determinada √°rea ou bairro, avaliar e planejar as a√ß√Ķes de controle do mosquito, informar as regi√Ķes de maior risco de transmiss√£o das arboviroses,¬†priorizar √°reas e monitorar os resultados obtidos por meio dessas a√ß√Ķes.

Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informa√ß√Ķes e den√ļncias:fala poa