O Aedes aegypti


Ciclo do mosquito 

Acompanhe no v√≠deo do Minist√©rio da Sa√ļde o ciclo do mosquito. Lembre que, no calor,¬†no per√≠odo de 7 a 10 dias,¬†a f√™mea p√Ķe o ovo, o ovo eclode, a larva nasce e vira pupa e depois o mosquito voa.¬†

Os ovos não são postos na água, e sim na borda de recipientes - como latas e garrafas, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa servir para armazenamento -, milímetros acima do nível da água. Quando chove, o nível da água sobe e entra em contato com os ovos, que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.

As f√™meas e os machos ficam dentro das casas. A temperatura mais favor√°vel para o desenvolvimento da larva √© entre 25 a 30¬ļC. Abaixo e acima destas temperaturas, o¬†Aedes¬†diminui sua atividade. Acima de 42¬ļC e abaixo de 5¬ļC ele morre.

 

Identifique o Aedes aegypti

O¬†Aedes aegypti¬†mede menos de um cent√≠metro, tem cor caf√© ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manh√£ e nas √ļltimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar √† sombra, dentro ou fora de casa.

√Č um inseto de comportamento estritamente urbano. Em m√©dia, cada¬†Aedes aegypti¬†vive em torno de 30 dias e a f√™mea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o v√≠rus da dengue, a f√™mea torna-se vetor permanente da doen√ßa.¬†


Na figura abaixo, à esquerda, Aedes aegypti; à direita, Aedes albopictus.

 

Diferenças Aedesc.png

 

 

Para acessar artigos da Fundação Oswaldo Cruz sobre o Aedes clique aqui


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informa√ß√Ķes e den√ļncias:fala poa