O Aedes aegypti


Ciclo do mosquito 

No calor, no período de 7 a 10 dias, a fêmea põe o ovo, o ovo eclode, a larva nasce e vira pupa e depois o mosquito voa. 

Os ovos não são postos na água, e sim na borda de recipientes - como latas e garrafas, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa servir para armazenamento -, milímetros acima do nível da água. Quando chove, o nível da água sobe e entra em contato com os ovos, que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.

As fêmeas e os machos ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas, o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre.

No vídeo a seguir, é possível acompanhar a terceira fase do desenvolvimento do inseto, quando ele é "pupa". Depois, vira o mosquito capaz de voar... 

 

Identifique o Aedes aegypti

Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.

É um inseto de comportamento estritamente urbano. Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença. 


Na figura abaixo, à esquerda, Aedes aegypti; à direita, Aedes albopictus.

 

Diferenças Aedesc.png

 

 

Para acessar artigos da Fundação Oswaldo Cruz sobre o Aedes clique aqui


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informações e denúncias:fala poa